O SEGREDO DA SABEDORIA (Sylvio Macri)

Muitos, senão todos, querem ser mais sábios que seus inimigos, que seus professores e que seus pais. Queremos ser mais inteligentes que nossos adversários para não sermos derrotados por eles; queremos ter mais conhecimento que nossos mestres para mostrar que não somente fomos bons alunos, mas que até os superamos; queremos ser mais sábios que os idosos para gozarmos do mesmo respeito e autoridade que eles gozam. 
 
Pois a Bíblia nos ensina que isso é possivel. Veja o que diz o Salmo 119, nos versículos 98,99 e 100: “Teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque teus testemunhos são a minha meditação. Sou mais instruído do que os anciãos, pois tenho guardado os teus preceitos.”
 
A Palavra de Deus é a espada do Espírito, é a arma mais poderosa para nos defender dos ataques dos inimigos. Quando deixamos que ela penetre nossa mente e guie nossos pensamentos e palavras, somos vencedores. Foi o que aconteceu com Jesus, quando enfrentou a tentação do Diabo no deserto. A cada investida satânica ele respondia “Está escrito”, e assim o Diabo foi derrotado. Nossa única e verdadeira arma é a Palavra de Deus, mas ela precisa estar sempre em nosso coração.
 
O apóstolo Paulo disse que “em Cristo estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Cl.2.3), com o que não concordam os grandes pensadores e cientistas, que só aceitam o que pode ser provado cientificamente. Entretanto, o que se aprende nas escolas e nos laboratórios produz acúmulo de conhecimento formal, mas não sabedoria para viver. O maior cientista do mundo pode ser um tolo, não tendo nenhuma sabedoria de vida, pois esta só vem por conhecermos e obedecermos a Palavra de Deus (Pv.1.7).
 
Quanto aos idosos, na própria Bíblia temos o exemplo de um ancião, o rei Salomão, que “era mais sábio do que qualquer homem” (1Rs.4.31), mas a quem de nada valeu tal sabedoria, pois deso-bedeceu abertamente o primeiro mandamento da lei de Deus, como registra 1Reis 11.4: “Na velhice de Salomão, suas mulheres des-viaram seu coração para seguir outros deuses; e o seu coração já não era perfeitamente fiel como o Senhor seu Deus.” Um jovem que obedece os ensinos bíblicos, certamente será mais sábio do que um ancião que se afasta do Senhor.
 
Pr. Sylvio Macri

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)