O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE SUCESSO (William Douglas)

alt 

A palavra "sucesso" é uma das mais complicadas de se falar, ou ouvir, dentro de uma igreja, vez que causa arrepios, os mais diversos, quando pronunciada. E você, qual sua opinião sobre o sucesso? Você quer ter sucesso? Deus tem alguma relação com o sucesso? É pecado? É bênção?

É importante tocar no assunto e o primeiro passo para você entender bem a questão é evitar os dois erros mais comuns dos cristãos quando se fala em sucesso, prosperidade ou dinheiro.

Primeiro erro: sair do equilíbrio e cair numa de duas teologias equivocadas, ou seja, a teologia "da Prosperidade" ou a teologia "da Miséria".

Segundo erro: sair do equilíbrio e achar que Deus vai fazer tudo sozinho... ou que não se importa com esse assunto e que cada um é que corra atrás dos seus sonhos e projetos.

Depois de vencidos esses riscos, podemos falar sobre sucesso.

Teologia da Prosperidade: Há quem pegue textos da Bíblia de forma isolada e fora de contexto, ou da análise sistêmica, e passe a tratar Deus como se fosse empregado, ou investimento bancário, dando ordens, determinações e só julgando salvo e abençoado quem é rico e poderoso. Esquecem-se de Jesus, que "não tinha onde reclinar a cabeça", os sofrimentos de Paulo (II Co 11.23-27) e dos cristãos (Hb 11). Essa teologia reduz Deus a um assunto financeiro, o que é lastimável e esconde o amor e profundidade do Evangelho.

Teologia da Miséria: em oposição aos absurdos da idéia anterior, há quem julgue – também usando mal os textos bíblicos – que o cristão não pode querer vencer na vida, melhorar, ter conforto. Acham que ser rico é feio, ou pecado, e que o dinheiro é a "raiz de todos os males". Não! É apenas o "amor ao dinheiro". Seguir a teologia da Miséria faz a pessoa ter medo de dizer e pensar nesse assunto... e, principalmente, a buscar sua realização.

Deus fará tudo: embora a Bíblia mande o cristão estudar e trabalhar com dedicação, e condene a preguiça, há muitos membros da Igreja acomodados, desinteressados e achando que Deus tem que fazer o "maná" descer dos céus. Não se esforçam, não buscam seus sonhos, não progridem. Ora, a Bíblia está cheia de exemplos de que Deus quer que façamos nossa parte: Moisés não devia apenas clamar, mas dizer ao povo de Israel para marchar! Davi já havia matado um urso e um leão antes de enfrentar Golias e assim por diante...

Deus não se importa: Há quem pense que Deus não está preocupado com a sua vida cotidiana, com os problemas pessoais etc, esquecendo-se que, como bom Pai que é, Deus quer que Seus filhos estejam bem e felizes. A Bíblia diz que "a bênção do Senhor é que enriquece, e com ela não traz dano algum". Deus se preocupa com nossos sonhos e projetos, e quer estar presente neles.

Se você escapar desses caminhos equivocados, pensará no sucesso sem preconceitos ou enganos. Aí poderemos falar que há diferentes tipos de sucesso: pessoal, familiar, social, profissional, financeiro, religioso, emocional. Cada um deles tem suas características e caminhos.

Creio que o maior sucesso de todos é ser salvo e ter um relacionamento com Jesus. Contudo, podemos e devemos querer e buscar as demais dimensões do sucesso.

Para chegar lá, é preciso entender que sucesso, para Deus, é estar no centro da vontade dEle e, para o mundo, o sucesso é apenas fama, poder, dinheiro e influência. A paz que o mundo oferece é pouca, e a que Jesus dá é perfeita e incompreensível para quem não conheceu a dimensão espiritual. Mas isso não quer dizer que não nos cabe buscar, além do sucesso espiritual, também a realização de nossos sonhos. Apenas não somos escravos do sucesso material, social ou qualquer outro.

Seguir a Palavra de Deus, os Dez Mandamentos, ser honesto, trabalhador, fazer as coisas de coração e boa vontade, tudo isso repercute também no mundo físico, profissional e financeiro.

Em Habacuque 3.17,18 vemos que nossa relação com o mundo exterior é diferente da que encontramos no mundo. A Bíblia nos ensina o contentamento (I Tm 6) e o serviço, o estudo, o trabalho e o esforço. Se você quiser todos os tipos de sucesso, faça sua parte; Deus fará a dEle.

Estude a Bíblia e o sucesso será mais fácil de ser alcançado. Seguem alguns textos sobre o assunto:

 

Provérbios 20.10;  22.1; 3.13,16; 12. 11;  11.24,25

2Timóteo 2.19

Eclesiastes 6.5-8 e 11.6; 10.10; 9.7,10; 11.1,2

Salmo 125 a 128

Efésios Ef 6.5-8

1Timóteo 6.7-9

Deuteronômio 8.11-18.

 

Só para comentar um pouco um dos textos acima, vê-se que a Bíblia (Eclesiastes 10.10) recomenda que a pessoa, ao enfrentar desafios, se prepare melhor, estude, pesquise, "afie ou machado", ou se esforce mais, persista, tente de novo ("bater mais forte"). Prepare-se e "afie o machado", e tente até conseguir. Eclesiastes diz que através do planejamento e da busca da sabedoria é mais fácil ter sucesso. A sabedoria e orientação estão na Bíblia, no estudo, na conversa com pessoas mais experientes, enfim, está ao dispor de quem quer sucesso e convida Deus para fazer parte desse projeto.

William Douglas

 

Comentários   

 
0 #2 AgradecimentoGuest 19-04-2013 22:14
Texto muito bom !
Obrigado e parabéns. Me ajudou em uma tese que estou escrevendo para um curso em minha igreja.

Deus abençoe !
 
 
0 #1 Tu és uma bençãoGuest 01-09-2011 09:03
Olha, adorei ler estas escritas de motivação junto com nosso Sr. Deus perfeito parabéns vc é uma benção ^^
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar