Êxodo 20.15: NÃO FURTARÁS

NÃO FURTARÁS

Exodo 20.15

1. Seja honesto
Seja honesto em relacao ao dinheiro, aos recursos financeiros, aos bens, às idéias dos outros.

Respeite a propriedade patrimonial do outro. O que é seu pode ser do outro, mas o que é do outro só pode ser seu se voce o receber. Se achou algo, devolva; faça tudo o que estiver ao seu alcance para devolver. Se pegou emprestado (dinheiro, livro ou cadeira), devolva. Se comprou, pague.

Se algo foi colocado sob sua administração, administre: não desvie para si, nao desvie para outro. Se voce é empregado, nao se esconda atras da injustica do patrao para fraudá-lo, seja fingindo que trabalha ou fazendo as coisas de qualquer jeito.

Respeite os direitos do autorais. Dê crédito às idéias dos outros. Nao copie trabalho dos outros, mesmo que seja na internet. Nao cole. Nao pirateie CD. Nao xeroque livro. Nao pirateie software.

Respeite os principios da honestidade nas relacoes comerciais. Nao corrompa. Nao dê dinheiro por fora. Nao  dê propina. Se errou no transito, pague a multa; nao tente subornar o guarda.  Nao se deixe corromper. Nao receba dinheiro por fora. Nao faça favores em  troca de dinheiro. Nao queira levar vantagem sempre.
Criticamos, corretamente, a corrupção dos outros, especialmente dos politicos e empresarios. Que você possa ser colocado na balanca e nao ser achado em falta.

O empresário cristão deve preferir nao ganhar a ganhar pouco. Por obediência. Por sabedoria. O caso de Vitória em que um empresário cristão foi convidado a participar de um esquema. Ele se recusou. Logo depois o esquema passou a ser investigado. Ele me disse:
-  Prefiro nao ganhar ... Se eu tivesse entrado, estaria em dificuldade.

"Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.
Balanças justas, pesos justos, efa justo e justo him tereis. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito". (Levitico 19.35-36)

Ha varias maneiras de furtar. Ha varias maneiras de justificar o furto. Nao crie justificativas para o furto. Mesmo justificado, o furto continua furto.
Seja íntegro.

2. Busque a dignidade do outro.
"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando" (Tiago 4.17)

2.1. Nao furte afeto.
Não deixe de dedicar afeto aos outros, familiares ou nao, so porque voce foi ofendido ou porque o outro nao lhe é simpático.
"Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens"  (Romanos 12.17)

2.2. Nao furte a dignidade do outro.
Nao deixe de promover o outro.
Os problemas do nosso País não são maiores porque temos buscado ser sal e luz  da terra. Os problemas do nosso País estão neste nivel porque temos nos omitido. Omitir-se é uma forma de furtar.

2.3. Nao se deixe dominar pelo espirito de competicao.
"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos" (Galatas 6.9).

3. Goste de ser generoso.
3.1. Goste de ser generoso com os outros.
Nao retenha o que voce consegiu. Compartilhe-o com os outros.
Deixe que as pessoas se expressem. Aprenda a ouvir.
Não furte aos outros o seu direito de terem um relacionamento com Deus.
Leve Cristo a outras pessoas. Não lhes furte a graça.

3.2. Goste de ser generoso consigo mesmo.
Nao aceite a religiao da mortificacao e da tristeza. Nós fomos feitos para a alegria.
Aproveite a vida. Sorria.
Nao seja mesquinho, preocupado só em poupar, guardar, acumular. Nao furte de você mesmo o prazer de viver.  
"Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras . (Eclesiastes 9.7)
Alegria é a palavra que descreve o céu. No Apocalipse, Jesus é apresentado como aquele que enxuga do rosto todas as lágrimas.
Você foi chamado para uma vida transbordante.

3.3. Goste de ser generoso com Deus
Seja generoso com Deus, deixando que Ele se revele a você. Deixe Deus se revelar. Pare de  tentar aprisionar Deus.  Não furte a Deus o desejo de lhe fazer feliz.

Devolva a Deus parte daquilo que lhe deu. "Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria" (2Co 9.7).

Comentários   

 
#2 observacoesjessica 10-04-2014 10:31
eu gostei muito faltou algumas coisas, e menos numeros para nao me confundir, pois me comfundiu um pouco
 
 
0 #1 TextoGuest 17-08-2011 14:18
Hvjgvagvbajyvqj yjygjyehiuhusuj abbusbhquhabzhb hqbusvshiahbugw vsbbqu sbhwbbwhhsbwhja whbwhshhw whsbwhjhiugaghb shs baby's ahsbysbgvaahuja uaba shabyabyhhfjiah jw whsbhsbhuwsjqsd azaabbybuqg syubquabsqbgsuq gbuqwybisbfuywg nerciuygw eciuynegdcuiycg edqziuyhnsyunho uyqwhdxouyhqdwx IuyxwqDb
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar