Apocalipse 3.14-22: UMA IGREJA RICA

UMA IGREJA RICA

Apocalipse 3.14-22

(Da série Carta à Igreja, 7)

Pregado na Igreja Batista Itacuruçá, em 9.1.2000 - noite
1. INTRODUÇÃO
[Final da série. Frustração pelo pouco tempo para um aprofundamento. Cada carta, na verdade, merece uma série.]
A igreja de Laodicéia provocava náusea em Jesus.

2. O QUE É SER MORNO
Ser morno é viver sem propósito, sem um alvo. Viver assim é como fazer uma viagem sem saber o destino.
Quem não tem propósito não tem entusiasmo. O morno jamais vence, mas também jamais perde. Nunca será um vencedor e nunca será um perdedor, porque jamais lutará por algo.
A mornidão tem muito a ver com a nossa época, em que se foram todas as bandeiras. Até a rebeldia dos adolescentes é sem causa. [Woodstock 99, destruição pela destruição, como mostrado pela MTV.]
Por isto, é importante lembrar qual é o alvo de nossas vidas: louvar a glória de Deus (Ef. 1.14).
O morno de caracteriza por três marcas:

2.1. Satisfação
O morno está SATISFEITO com a vida que leva. Ele não percebe a sua pobreza/cegueira/nudez espiritual. O satisfeito chega a ter orgulho de sua vida (Ah! se todos fossem como eu sou!)
No plano profissional, o morno leva uma vidinha e acha que está bem. Jamais ousa mudar.
No plano espiritual, o morno vive para o rito (o importante é que as coisas estejam acontecendo, não importam como!), como se religião fosse apenas uma série de obrigações ou solenidades.

2.2. Indiferença
O morno é INDIFERENTE ao toque de calor renovador do Espírito.
O morno é aquele para quem nada importa. Quando Jesus bate à porta, deve ser para alguém da casa/igreja, nunca para ele.

2.3. Claudicância
O morno é CLAUDICANTE, escravo de uma vida de conveniência.
O morno coxeia entre o frio e o quente, tomando compromissos sempre pela metade. Ele será quente "quando for possível"e "se for possível".

3. O CONVITE DE CRISTO
Cristo, que é o Amém, isto é, fiel quanto ao que diz ser e promete fazer por nós, pelo que pode dar conselhos, nos pede:

3.1. Comprar dEle
Ele parte de pressuposto que somos compradores/consumidores (alguns, consumistas assumidos) e pede que compremos dEle, como se Ele fosse o Vendedor favorito (só compramos dEle). Não temos nossos vendedores e nossas lojas/marcas preferidas?

3.1.1. Comprar ouro refinado
Ele nos oferece ouro de máximo quilate.
Não nos pode faltar a verdadeira riqueza, que o apóstolo Pedro diz ser a fé, fé em Deus e em Sua Palavfra. Fé que vem de Jesus (1Pe 1.7). Ouro refinaod é a imagem para a verdeira riqueza, não a material.

3.1.2. Comprar roupa branca
Roupa branca, como já vimos, é símbolo de redenção. Comprar/vestir roupa branca é ser salvo, redimido. Demanda arrependimento; conversão.
Há muitos aqui que dizem seguir a Cristo, mas veste roupas que não foram ainda lavadas pelo sangue do Cordeiro.

3.1.3. Comprar colírio
O uso do colírio permite ao crente perceber sua condição espiritual (pobre/cego/nu) e perceber a verdade da riqueza de uma vida segundo o Espírito de Deus.
O uso do colírio permite ao crente deixar-se disciplinar/ensinar por Cristo.

3.2. Abrir a porta
O fato de Jesus estar à porta indica que Jesus está do lado de fora. O cristão nominal é o cristão cuja vida Cristo está do lado de fora. Felizmente ele está à porta batendo, louco para entrar.
O fato de Jesus estar à porta indica que há saída. Você pode deixar de ser amargo. Você pode passar a viver sem medo. Você pode se livrar da tentação da indiferença. Jesus está estacionado à porta da sua casa. É como se estivesse buzinando seu carro e convidando.
Porta aberta significa vida com propósito, sem mornidão. Vida rica, vida de visão, vida de plenitude. Porta fechada significa vida sem propósito, totalmente morna. Vida miserável.
Se a porta se abrir, Jesus vai entrar para cear, para fazer com que você fique em chamas, em chamas por Cristo. Alguns vão chamar a isto de fanatismo. Que chamem!
nudez da autosuficiencia.
Você precisa abrir a porta. Jesus não a abre.

4. CONCLUSÃO
Nossa igreja pode ser um clube, onde as pessoas têm deveres e prazeres, mas nunca têm compromisso. Nossa igreja pode ser uma casa, onde Jesus entra a hora que quiser para morar. Que tipo de igreja você tem ajudado a edificar?

Comentários   

 
0 #1 rosimardasilva5 4@hotmail,comGuest 09-04-2010 23:37
uma igreja alicersada na palavra de Deus,ondeJesus e o primeiro e unico todos temos que ser uma casa alicersada na rocha
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar