A SEMELHANÇA DA IGREJA EM LAODICÉIA E A IGREJA HOJE

A SEMELHANÇA DA IGREJA EM LAODICÉIA E A IGREJA HOJE

Por
ALTAIR GERMANO

A igreja em Laodicéia é uma das sete destinatárias das cartas que o apóstolo João escreveu, quando estava preso na Ilha de Patmos (Ap 1.9).

É bem interessante a similaridade da condição espiritual daquela igreja, com o quadro que presenciamos em alguns setores da igreja evangélica brasileira na atualidade. Vejamos:

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!" (Ap 3.15)

A mornidão, o casuísmo e a indiferença por um viver cristão autêntico é percebido claramente na vida de muita gente, e das mais diversas maneiras.

No campo moral, uma vida de santidade e pureza, tem sido substituída por  práticas que entristecem o Espírito e comprometem o testemunho cristão. O relativismo moral pós-moderno invadiu a atual Laodicéia (Igreja Evangélica Brasileira do início do séc. XXI). A irrelevância da castidade, a banalização do casamento, a desfiguração da família, a crise de integridade, os "conchavos" com políticos oportunistas, são alguns exemplos que podem ser citados. Escândalos se avolumam envolvendo líderes e membros de igrejas, dentro das mais tradicionais denominações, promovendo um certo descrédito nas instituições evangélicas e nos "crentes". Os princípios e referenciais bíblicos são cada vez mais abandonados, esquecidos e trocados pelas velhas idéias hedonistas, utilitaristas, pragmáticas e outras semelhantes.

O sexo entre não casados, em muitos lugares, já se tornou normal, na mesma proporção do divórcio e da infidelidade conjugal. A interação, a boa convivência e a harmonia familiar foram atingidas pela fragmentação e descaracterização do modelo familiar bíblico cristão, com os papéis e as responsabilidades de seus membros norteados.

Líderes, em períodos eletivos, negociam os votos da igreja (sem conhecimento ou aprovação da mesma).  A política eclesiástica se transforma em "politicagem santa", em nada devendo ao que acontece nos ambientes políticos seculares.

No campo espiritual, o prazer de ler a Bíblia, o desejo e a prática da oração, a busca em ser cheio do Espírito, em servir mais e melhor ao Senhor, em pregar a sua palavra, em testemunhar de seu poder, é cada vez mais escasso. Uma vida devocional disciplinada é cada vez mais rara.

A Bíblia, quase que com exclusividade, é lida  durante a liturgia do culto, e cada vez menos em casa. É também ensinada e estudada em salas mornas de seminários (com as devidas exceções) por professores e alunos igualmente mornos, filhos e adeptos  de um academicismo improdutivo, estéril, arrogante e liberal.

A oração transformou-se numa mera lista de pedidos de bênçãos, num compromisso formal, num exercício monótono e cansativo. Tornou-se instrumento das "determinações", "exigências" e de outras malcriações dos "Filhos do Rei".

A realização do serviço cristão, pelos diversos ministérios, diminui em quantidade, qualidade e intensidade. A pregação da palavra e o testemunho bíblico cessam nas ruas, nas praças, nos hospitais, nos presídios, nas universidades e em outros espaços outrora utilizados. Em contrapartida, os púlpitos de igrejas são cada vez mais freqüentados por pregadores profissionais e animadores de auditório.

O culto doméstico,  instrumento poderosíssimo de fortalecimento e crescimento espiritual, pelas mais diversas razões, cessou, foi banido e cortado dos lares cristãos.

Diante de tudo isso, se percebe a indiferença, a quietude, o silêncio, o conformismo, o pessimismo e  a mornidão de muitos que caminham para a tragédia do "deixa quieto", para a calamidade do "está bom assim", para fatalidade do "tanto faz", para a morte espiritual, para a extrema e irremediável apostasia.

Ele conhece tudo prezados laodicenses!
 

Comentários   

 
0 #22 alimentosGuest 05-07-2013 21:26
Queridos amigos que o grande Eu Sou esteja com todos quanto a guarda dos mandamentos acredito q todos observam pois é pregado em todas as igrejas pois ao menos é para ser pregado se não fosse pelo esquecimento do quarto mandamento exodo 20 8 a 11 é uma pena pois cristo estudava a biblia e falou o seguinte mateus 5: 17,18 paulo relata que ainda resta um repouso para o povo de Deus Hebreus 4 jesus estava aos sabado sempre na igreja Lucas 4:16 pessoas que andavam com jesus tambem foram encinadas acerca da guarda do sabado Lucas 23: 54 a56. Nunca ouvi nen un adventista dizer que é Judeo pois não somos Judeos a não ser os nascido na Judeia ou em Jeruzalem .Ha quanto ao comer ou não comer sertos tipos de alimento Deus da a resposta procure Leviticos 11 ali esta a relação de todos os animais que podem ser comidos e os que não podem ser comidos queres fazer a vontade de Deus e ter a vida eterna estude toda a biblia não só um pedaço e seja feliz com a graça de nosso Deus o grande Eu Sou
 
 
-1 #21 verdade..Guest 18-12-2012 16:19
é isso serviu pra mim gostei muito...eu to numa igreja verdadeira pq DEUS me falou pra eu seguir ela ela é a igreja de jesus cristo dos santos dos ultimos dias.....eu creio que ela esta na terra por meio dela tem a salvasão eterna...tenho testemunho dela...
 
 
+1 #20 FIM DOS TEMPOSGuest 31-08-2012 11:19
ESTAMOS VIVENDO ESTES DIAS DE LAODICEIA, ONDE JESUS ESTA A PORTA DA IGREJA E BATE, ONDE FAZEMOS AS COISAS SEM CONSULTA-LO, TEMOS NOME DE QUEM VIVE, MAS ESTAMOS MORTOS, ACHAMOS QUE ESTAMOS VESTIDOS, MAS ESTAMOS NUS, ACHAMOS QUE ESTAMOS VENDO, MAS ESTAMOS CEGOS. ESTE É UM ALERTA A IGREJA, JESUS VEM BUSCAR UMA IGREJA SANTA E PURA, NÃO ESQUEÇAM QUE HAVIAM 10 VIRGENS E SÓ CINCO SUBIRAM, PORQUE ESTAVAM PRONTAS E CHEIAS DO ESPIRITO SANTO. LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ.
 
 
-1 #19 PAREM DE MURMURARGuest 03-07-2012 23:18
MEU CARO E ABENÇOADO AMIGO,PENSO NÃO TER LIDO O MESMO TEXTO QUE O IRMÃO LEU ,POIS O TEXTO ACIMA CITADO, O QUAL TAMBÉM LI ,NADA MAIS É QUE UM ALERTA A IGREJA DO SENHOR.NÃO HÁ QUALQUER JULGAMENTO, E SIM UMA RÁPIDA E OBJETIVA MENSAGEM QUE NOS FAZ RECORDAR DA PROFECIA QUE NÓS MUITAS E MUITAS VEZES ESQUECEMOS(QUAN DO CONHECEMOS)DE QUE JESUS MOSTRA A JOÃO A ÉPOCA DA NOSSA IGREJA(Ap.3.14- 22).SÓ MAIS UMA COISA IRMÃO, NÃO SÃO TODOS QUE ETÃO EM CRISTO QUE REINARÃO.(Ap20. 4-6)LEIA TBM(Ap22.10)
 
 
+1 #18 respostaGuest 27-05-2012 08:07
Querido amigo(a), creia em Cristo e siga-o fazendo assim servirás a Ele sem olhar para os homens que são frágeis, e sujeito a cair. Se estás procurando pessoas perfeitas infelizmente não vai encontrar, a bíblia é clara em dizer: Muitos são chamados mas poucos escolhidos, nem todos que dizem Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus.
Em todas Igrejas encontrará pessoas boas e más, estando lá siga a Jesus da maneira que vc acha que deve segui-lo.
Quanto ao confiar no homem, a bíblia está se referindo, quando confiamos em nós mesmos na força do nosso braço, achando-se o tal..., e não no outro semelhante como muitos a interpreta.
Fica com Deus, Jesus te ama!
 
 
0 #17 JESUSGuest 24-05-2012 09:03
e conhecereis a verdade e ela vos libertará JESUS A VERDADE E A VIDA. SEGUE-O E SERÁS FELIZ. WWW. ADBONSUCESSO.CO M
 
 
0 #16 HomemGuest 23-05-2012 16:00
A paz do senhor, do que se queixa o homem ? queixa-se dos seus propios pecados, tudo que o homem semear isso ceifara.
 
 
+1 #15 O Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamenteGuest 28-04-2012 18:43
Caro irmão, uma coisa eu já sei que você fez foi aceitar a Cristo como seu Salvador, Ele não engana ninguém é também não é Deus de confusão. O que Paulo profetizou em 1 Timóteo 4 e 2 Timóteo 3 está se cumprimdo a cada dia, não fique pertubado nem se apavore, ore a Deus para que Ele te oriente, procure uma igreja que não ostente grandeza, evite a falsa teologia da prosperidade. Esqueça um pouco os homens, pois se não você não conseguira firmar os seus passos. A sua caminhada em uma igreja é muito importante para a sua firmeza espiritual, pois ali você ouve a palavra não se esqueça que a fé vem peloa ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Um abraço.
 
 
0 #14 Parem de murmurar.Guest 25-04-2012 12:26
Todos nós sabemos q nem tudo é mil maravilhas, mas Jesus falou no mundo tereis aflições e também sabemos que dentro da igreja tem o joio e o trigo, porém o que li até agora foi só reclamações, o que vejo hj em dia é só pessoas crentes falando mal de crentes (misericordia) até quando abriremos nossa boca para realmente profetizar bençãos as nossas igrejas, por mais que não esteja perfeita e não vai ser, pois qdo estiver perfeita vai subir, porém podemos clamar para Deus sarar e realmente encontrarmos varias igrejas saradas, então pense meus amados antes de descer cacete na igreja do Senhor, quem somos nós para julgarmos, Deus disse que nós não passamos de Vérmes, porém somos vencedores e mais que vencedoremos por meio de Cristo Jesus. Senhor abençoa a nossa nação.
 
 
+1 #13 RESPOSTAGuest 06-04-2012 11:47
14. “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o
Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”.
I. “...Ao anjo da Igreja”. O leitor deve observar que em todas as igrejas, a
mensagem inicia-se com a expressão: “...ao anjo da igreja”, e concomitantemen te, já estamos familiarizados com esses seres denominados de “anjos” (mensageiros), que no contexto divino são chamados de “estrelas” (cf. 1.20; 2.1, 8, 12, 18; 3.1, 7, 14). Podemos deduzir daquilo que é depreendido, de (Cl 4.12, 13), onde lemos: “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servos de Cristo, combatendo sempre por vós em oração, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia...”. Que Epafras, tenha sido pastor nesta igreja, é bem evidente, mas, não podemos afirmar que trinta anos depois, o mesmo ainda se encontrava ali.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar