De pé ou em pé 2 (Prof. Adalberto Alves de Sousa)

Prof. Adalberto
Respostas aos e-eleitores
 
1. De pé ou em pé? (novamente) – Conforme já foi dito, ambas as formas estão corretas. O fato de termos dois pés nada tem a ver com essas expressões. Caminhar (com os dois pés, naturalmente) é andar a pé.
2. Podeis-vos assentar – Esta é uma forma erudita, que nos dias atuais encontra-se em desuso. Observe-se que o verbo está flexionado na segunda pessoa do plural (vós), completamente fora de moda. Atualmente, uma pessoa na congregação é chamada de você e o grupo, de vocês. É por isso que é comum ouvirmos expressões como “a congregação pode sentar-se”, “queiram sentar-se”. Quando se usa um registro popular, elimina-se o pronome: “a congregação pode sentar”, “queiram sentar”. “Tomar assento” ainda se ouve, muito raramente, mas uma das melhores formas de pedir à congregação que se sente ainda é fazer um gesto com as mãos.
3. Muitas das vezes – Quando se faz referência à palavra “vezes” já citada anteriormente, esta expressão é aceita normalmente. O problema é que o povo costuma usar “muita” (no singular) “das vezes” sem qualquer referência a uma citação anterior. Neste caso, deve-se usar “muitas vezes”.
 
Continuem fazendo contato.

Comentários   

 
0 #1 A pé ou a pésGuest 12-09-2011 12:43
Olá, Prof. Adalberto! Gostaria de saber qual a forma correta: "a pé ou a pés"? Eu sempre disse "a pé"até que fiu corrigida por um professor que me disse que o correto é "pés", justificando que se trata de 2 pés e por isso o plural. Por favor, me esclareça essa dúvida. Obrigada.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar