BOM DIA: Contra o medo, a esperança

alt

Quando sentimos medo, diante de um problema, e o medo nos vence, o problema se torna maior que nós, e nós nos sentimos cada vez menores diante dele. É perfeita a imagem bíblica: o medo nos torna gafanhotos e agiganta os nossos problemas. 
Sem a visão de Deus, somos tomados pelo medo.
Comportamo-nos assim, às vezes. Quando sentimos medo, diante de uma grande obra, e o medo nos vence, deixamos de fazer o que podemos fazer. Colombo pode ter sentido medo diante de oceanos a vencer, mas Colombo venceu o medo e descobriu o que descobriu. A família Schürmann, quando se põe a um novo projeto nos mares, pode ter medo, mas toma os cuidados que precisa tomar, põe os perigos nos devidos lugares e se lança aos oceanos.
Podemos perdermos todas as visões, mas não podemos perder a visão de Deus. Nossa força é a presença de Deus. Nosso vigor é ter os olhos fitos em Deus. Nossa esperança é vivendo segundo as Suas promessas. Fora disso, somos calados pelo desânimo, paralisados pelo medo, derrubados pela tragédia anunciada (imaginada).
Gosto de uma mãe, que conheço e que sempre diz à sua filha, quando em tribulação: 
-- Minha filha, Deus alguma vez te abandonou?

BOM DIA!
(Bom Dia 278)
Israel Belo de Azevedo

Comentários   

 
+1 #5 Medo e esperançaGuest 16-08-2010 17:13
Senhor, tenho medo. Esta é uma confissão que tenho feito a Deus e Ele tem me conduzido cada dia apesar do meu medo. Quando penso que vou fraquejar, dobro meus joelhos e suplico forças e Ele me ajuda a levantar e prosseguir apesar da minha fraqueza. Caminho e espero com os olhos fitos em Jesus que me sustenta, apesar da minha imperfeição.
 
 
+1 #4 PastorGuest 16-08-2010 10:55
O presidente da república Luis Inácio na sua campanha eleitoral exalava esta idéia " a esperança vence o medo". Concordo com o pastor Israel Belo e acrescento que se é para superarmos o medo em tempos de crise, vamos então [u]crer para ver "pois felizes são os que não viram e creram" ao contrário do apóstolo Tomé que precisou ver para crer.
 
 
+1 #3 "CONTRA A ESPERANÇA"Guest 13-08-2010 10:11
Abrão, "...em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações..." Rm 4.18-22.
Tenho perdido bênçãos por insegurança, por medo. No entanto, muitas são as vitórias!
Agora mesmo estou muuuito feliz por ter cantado no Centenário
da Igreja Batista do Garcia (Bahia), assim como aconteceu em Jequié, da qual, também, fiz parte.
 
 
0 #2 VENCER O MEDO É A QUESTÃOGuest 13-08-2010 08:04
Pessoalmente, entendo que o problema não é o medo que, como muito bem salientou o irmão Rubens Daminelli, estabelece limites às ações perigosas que praticamos, algumas vezes, de forma insensata. O perigo, em meu sentir, é a desistência diante do medo. Abandonamos projetos e ações que poderiam modificar o rumo de nossas vidas, por medo. Certa vez ouvi um provérbio (creio que chinês) que afirmava que "é menor a dor da derrota do que o sentimento de não se ter lutado". Jesus nos desafiou a que vencessemos o medo, quando nos garantiu que as nossas aflições poderiam ser ultrapassadas, desde que confiássemos em quem "venceu o mundo": Ele próprio.
 
 
+1 #1 CONTRA O MEDO, A ESPERANÇAGuest 13-08-2010 00:52
pr. Israel: Esta reflexão sobre o medo nos leva a crer que há algum valor no medo. Ele esta dentro de nós e em nós podendo ser usado como estratégia e funcionar como auto-defesa, livrando-nos de uma algum perigo eminente. Por outro lado, no momento de medo é preciso controlar nossas emoções para não entrar em pânico e lembrar como o próprio titulo desta reflexão diz: "Contra o medo, a esperança". Como cristãos, no momento do medo, lembremos das promessas de Jesus: "Não vos deixareis órfãos". Por vezes pensamos que estamos só, mas "com Cristo no barco tudo vai muito bem e passa o temporal", conforme composição e letra de um hinólogo.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar