Chácara Jr.

Abreviaturas (Adalberto Alves de Sousa)

alt
Na estrada ultrapasso uma carreta com a seguinte inscrição: VEÍCULO LONGO – 24 MTS. Mais adiante uma placa me informa: PADARIA A 200 MTS. No sinal um ambulante me oferece um refrigerante, e na caixa carregada por ele está escrito: 10 LTS. Um cartaz enorme anuncia um evento para as 20 HRS. Por que será que as pessoas têm tanta dificuldade com as abreviaturas oficiais? Por que complicam uma coisa que é tão simples? A abreviatura de metro(s) é m, a de litro(s) é l, e a de hora(s) é h. Portanto, na carreta, no lugar de 24 MTS deveria estar 24 m; na placa, 200 m,  no pote a inscrição deveria ser 10 l, e no cartaz, 20 h.
A abreviatura de quilo(grama) é kg. A forma *kilo é inexistente, apesar de encontrada em restaurantes espalhados por nossas cidades.
No meio evangélico, pastor se abrevia Pr. Como não se trata de abreviatura oficial, não sabemos como ela se comporta em meios não evangélicos. No Google, por exemplo, “Pst”, e não “Pr.”, é a abreviatura utilizada. 
Uma observação interessante é que o título da pessoa não faz parte do seu nome.  Há situações específicas em que somente o nome é utilizado. É o que ocorre, por exemplo, na capa de um livro, com o nome do autor. O mesmo procedimento também é observado no Expediente de uma publicação, com os nomes do editor, revisor, diagramador, ilustrador, etc. 
A abreviatura de professor é Prof. A de professora é Profª. Tenho registrado inúmeras ocorrências de Profº, abreviatura que não existe. 
Minuto(s) e segundo(s) são palavras utilizadas para medida de tempo e de ângulo. Assim abreviamos 10h15mim5seg (dez horas, 15 minutos e 5 segundos) e 10º 15’5’’   (dez graus, 15 minutos e 5 segundos).
MM é abreviatura oficial de Meritíssimo, mas em publicações  evangélicas tem sido utilizada para ministro de Música. PIB é produto interno bruto, mas é utilizado também para Primeira Igreja Batista. Este é um sistema que não dá conta da realidade. Explico: SIB é Segunda Igreja Batista, QIB é Quarta Igreja Batista. Como se abrevia Quinta, Sexta e Sétima Igreja Batista? Um sistema alfanumérico talvez seja mais indicado, como 1ª IB, 2ª IB, 3ª IB etc. ou até mesmo 1IB, 2IB, 3IB etc. Sociedade anônima se abrevia S.A. e não S/A. 
No interior de um texto, quase sempre é melhor usar a palavra por extenso. Mas, quando couber a abreviatura, é fundamental usar a forma correta.
 

Comentários   

 
0 #1 Aluga-seGuest 13-01-2011 11:03
Encontrei esta placa: ALUGA-SE ESTA LOJA. 350 MT²
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar