Timidez: eu sou tímido, mas quero mudar

TIMIDEZ: EU SOU TÍMIDO, MAS QUERO MUDAR
(Jeremias 1.4-10)

1. ABERTURA
Eis o que escreveu numa "CARTA AOS TÍMIDOS" o cronista Luiz Fernando Veríssimo, escritor de sucesso, filho de escritor de sucesso e tímido.
"Como um tímido veterano, acho que já posso dar alguns conselhos às novas gerações de envergonhados, jovens que estão recém descobrindo o martírio de ter de enfrentar este terror, os outros, e se lançando na grande aventura: que é se impor, se fazer ouvir, ter amigos, namorar, procriar e, enfim, viver, quando o que preferia era ficar quieto em casa. Ou, de preferência, no útero. Tente se convencer de que você não é o alvo de todos os olhares e de todas as expectativas de vexame quando entra em qualquer recinto. No fundo, a timidez é uma forma extrema de vaidade, pois é a certeza de que, onde o tímido estiver, ele é o centro das atenções, o que torna quase inevitável que errará a cadeira e sentará no chão, ou no colo da anfitriã. Convença-se: o mundo não está só esperando para ver qual é a próxima que você vai aprontar. E mire-se no meu exemplo. Depois que aposentei a correntinha e perdi o topete [ele se refere ao chaveiro com correntinha e gumex no cabelo, quando era adolescente], namorei, procriei, fiz amigos, vivi e hoje até faço palestras, ou coisas bem parecidas. Mesmo com o secreto e permanente desejo, é verdade, de estar quieto em casa". VERÍSSIMO, Luiz Fernando. Carta aos tímidos. Época, 29/03/04.

Possivelmente o drama de Veríssimo deve ter sido o de uma aluna que  tive numa universidade. Seu grupo apresentava o tema. Eu olhava quem falava, quando, de repente, todos olharam para o chão. Uma das componentes do grupo tinha desmaiado; não resistiu à espera de sua fala minutos depois.
No mundo, o contingente de tímidos soma a 48%, com tendência de crescimento. Quase a metade de população relata sofrer de timidez.
Segundo pesquisas, os japoneses são os mais tímidos (60%). Vêm depois alemãs, ingleses e americanos. Os menos tímidos são os israelenses (30%). Os brasileiros estão no meio da escala (45%).
Todos somos tímidos, em algum grau. E isto não é problema. Só o é quando interfere em nossa vida social.

Talvez este tema não lhe interesse, mas deve lhe interessar para ajudar você a se relacionar saudavelmente com os tímidos. Seja uma bênção para eles: incentive-os, não ria deles, não os ache tão estranhos, não seja tão impaciente com eles por achá-los antipáticos.

2. CASOS DE TIMIDEZ NA BÍBLIA
Há vários casos de tímidos na Bíblia, o livro da verdade sobre a realidade humana e sobre o amor divino. Menciono três: Gideão, Saul e Jeremias.

2.1. Gideão
Juízes 6.2,3,11-15
(2-3) Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam.
(11-15) Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.
Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse:
-- O Senhor está com você, poderoso guerreiro.
-- Ah, Senhor, -- Gideão respondeu, -- se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: 'Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?' Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã.
O Senhor se voltou para ele e disse:
-- Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?
-- Ah, Senhor, -- respondeu Gideão -- como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.
(Juízes 6.2,3,11-15)
Eis como Gideão se via a si mesmo: o menor de uma família sem nenhuma importância.

2.2. Saul
O caso mais dramático é o de Saul.

1Samuel 10.20-24
Tendo Samuel feito todas as tribos de Israel se aproximarem, a de Benjamim foi escolhida. Então fez ir à frente a tribo de Benjamim, clã por clã, e o clã de Matri foi escolhido. Finalmente foi escolhido Saul, filho de Quis. Quando, porém, o procuraram, ele não foi encontrado. Consultaram novamente o Senhor:
-- Ele já chegou?
E o Senhor disse:
-- Sim, ele está escondido no meio da bagagem.
Correram e o tiraram de lá. Quando ficou em pé no meio do povo, os mais altos só chegavam aos seus ombros. E Samuel disse a todos:
-- Vocês vêem o homem que o Senhor escolheu? Não há ninguém como ele entre todo o povo.
Então todos gritaram:
-- Viva o rei!
(1Samuel 10.20-24)
Saul era um escolhido por Deus, era alto e bonito. Assim mesmo se escondeu na bagagem, certamente por se achar incapaz para aquela tarefa.
É provável que Saul tenha carregado este estigma toda a vida. Se não, como explicar, sua reação diante do fiel Davi? Não tinha ele uma auto-estima tão baixa que via no amigo um inimigo?

2.3. Jeremias
Uma história vitoriosa é a de Jeremias.

Jeremias 1.4-6
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
-- Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.
Mas eu disse:
-- Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.
(Jeremias 1.4-6)

Houve um milagre com Jeremias. O tímido se tornou um profeta ousado.

3. TIMIDEZ
Em certo sentido, todos somos tímidos, o que é bom, por nos dar um sentido de culpa e vergonha e impedir que evitemos excessos comportamentais.
A timidez se caracteriza por um desconforto diante de situações sociais, desconforto que "atrapalha o indivíduo na conquista de seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais". CLÍNICA DO AMOR E TIMIDEZ. O que é a Timidez? Disponível em <http://www.timidez.com/timidez.htm>. Acessado em 18.11.2004. O tímido tem dificuldades em:
* enfrentar situações novas;
* fazer amigos ou namorados (o que torna seu círculo social extremamente reduzido);
* apresentar trabalhos estudantis, profissionais ou sociais.

As causas para a timidez não são claramente conhecidas. Ela pode se derivar por alguma predisposição genética. Os estudiosos mencionam também a natureza mutante de nossa sociedade e até o impacto da tecnologia sobre a vida contemporânea. O problema cresce numa sociedade em que todos precisam aparecer e o ambiente de trabalho exige dinamismo.
É provável que possa existir uma predisposição genética, mas será o aprendizado que irá determinar se uma criança, um jovem ou um adulto experimentarão ou não dificuldades no seu relacionamento com as pessoas. CLÍNICA DO AMOR E TIMIDEZ...
A timidez pode ser crônica ou situacional. Na timidez crônica, a pessoa experimenta dificuldade em praticamente todas as áreas do convívio social (e não consegue falar com estranhos, fazer amigos, paquerar, falar em público). Na timidez situacional, a inibição se manifesta em ocasiões específicas. CLÍNICA DO AMOR E TIMIDEZ...

Quando a timidez é exacerbada, torna-se uma fobia social (ou ansiedade social), o terceiro maior problema de saúde mental no mundo, afetando 7% da população mundial. A ansiedade social é o medo de situações sociais que envolvam interação com outras pessoas. É o medo de ser julgado e avaliado por outras pessoas.
Uma pessoa assim sabe que sua ansiedade é irracional e não faz sentido. No entanto, os pensamentos e sentimentos de ansiedade persistem sem mostrar sinais de que vão desaparecer. Social Phobia/Social Anxiety Association. Fact sheet. <Disponível em <http://www.socialphobia.org/fact.html.>. Acessado em 18.11.2004. A perna não deve tremer, mas ela não pára de tremer...
Algumas pessoas desenvolvem a fobia social sem necessariamente ter experimentado a timidez, mas muitos tímidos evoluem para esta condição por negligenciar sua dificuldade e rejeitar as opções de tratamento.
Enquanto que na timidez a pessoa sente desconforto mas ainda enfrenta os desafios do cotidiano, na fobia social ela passa a evitá-los, isolando-se gradativamente.
No caso da fobia social, as conseqüências podem ser devastadoras: geralmente o fóbico começa abandonando a escola ou faculdade, sacrificando em seguida o emprego; não participa de festas ou reuniões, distanciando-se portanto dos amigos. Há casos em que a pessoa recusa-se até mesmo a sair de casa, precisando ser acompanhada por um parente para desempenhar atividades comuns como uma visita ao supermercado ou ao consultório médico. CLÍNICA DO AMOR E TIMIDEZ...

A timidez e a fobia social podem ocorrer em um ou mais dos seguintes níveis: cognitivo, afetivo, fisiológico e comportamental.
Os sintomas cognitivos mais comuns são:
. pensamentos negativos sobre si mesmo e a situação
. medo de avaliação negativa e de parecer "bobo" diante dos outros
. perfeccionismo
. crença de inadequação social

Os sintomas afetivos incluem:
. vergonha
. tristeza
. solidão
. depressão
. ansiedade.
. baixa auto-estima

Os sintomas fisiológicos mais observados são:
.  aumento do batimento cardíaco
. secura na boca
. tremedeira
. rubor
. transpiração excessiva
. gagueira.
Em alguns casos, principalmente na fobia social, ocorrem sensações de desmaio, medo de perder o controle ou sofrer um ataque cardíaco.

Os sintomas comportamentais comumente encontrados são:
. inibição
. passividade
. evitação do contato visual
. baixo volume de voz
. reduzida expressão corporal
. apresentação de comportamentos nervosos. CLÍNICA DO AMOR E TIMIDEZ...


4. ATITUDES DIANTE DA TIMIDEZ
A timidez não é um defeito e só precisa ser combatida quando traz prejuízos para a vida da pessoa. Quando nada é possível a uma pessoa, sua timidez é prejudicial e precisa ser enfrentada.

4.1. Lembre-se que a santidade só é possível com sanidade.
Voltemos à experiência de Jeremias (Jeremias 1.7-10).
O Senhor, porém, me disse:
-- Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, -- diz o Senhor.
O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me:
-- Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar. (Jeremias 1.7-10)

Só depois que o Senhor curou Jeremias de sua timidez, ele pôde ter autoridade espiritual para a vida e para o ministério. Jeremias passaria toda a sua vida sendo rejeitado. Sem a convicção do amor de Deus por ele, de sua chamada e de sua cura, ele não resistiria à pressão.

4.2. Ajude-se a você mesmo
Se você é uma pessoa tímida, a primeira coisa que você faz é aceitar o fato. A partir daí, você será um participante ativo de sua timidez (como o demonstra a Carta aos Tímidos, de Luiz Fernando Veríssimo), freqüentando cursos ou lendo livros para o desenvolvimento da auto-confiança, trocando experiências com outras pessoas com a mesma dificuldade.
Há algumas tarefas simples capazes de melhorar a convivência:

1. Procure dominar a ansiedade (relaxe; ambiente-se no ambiente).
2. Exponha-se, lenta e gradualmente a situações que normalmente geram ansiedade em você. Puxe conversa.
3. Encare as pessoas (conversando com o mais número delas possível, e não apenas com as que lhe deixam seguras).
4. Aprenda a receber e a fazer elogios.
5. Pare de esperar o pior.
6. Seja menos perfeccionista.
7. Conviva com a rejeição (mesmo porque muitas são imaginárias).
8. Encontre seu próprio estilo de ser (não o de outros).
9. Olhe menos para si mesmo e mais para os outros.
10. Procure ajuda. Adaptado de CLÍNICA DO AMOR E TIMIDEZ.

Mesmo para que se desenvolvam estas simples tarefas, há três atitudes prévias indispensáveis:

4.2.1. Tenha uma teologia correta acerca da natureza humana
Parte da timidez e da baixo auto-estima a ela relacionada advém de uma teologia falsamente bíblica. Lê-se no apóstolo Paulo que não há bem algum em nós (Romanos 3.12). Quem só lê este verso se esquece de outro, segundo o qual somos criações de Deus (Efésios 2.10), feitos pouco menores do que o próprio Criador (Salmo 8)..
Cada um de nós foi amado por Deus ainda no ventre materno (Jeremias 1.5).
Deus está conosco, como esteve com Gideão (Juízes 6.16).
O pecado nos tira o merito, mas não nos tira o valor.
Equivocam-se os que não entendem esta diferença. Há uma música que nós temos valor. Eu tinha dificuldade em cantá-la até entender que está correta. Nós tem valor. Só não temos mérito.
Colocando as coisas corretamente, nossa identidade pessoal é parcialmente o resultado da criação, já que somos a imagem de Deus, e parcialmente o resultado da queda, já que nossa imagem foi desfigurada. O eu que precisamos crucificar é o eu decaído. O eu que precisamos afirmar e valorizar é o eu criado. "A verdadeira auto-negação é uma estrada para a auto-destruição, mas uma estrada para a auto-descoberta". STOTT, John. Am I supposed to love myself or hate myself?. Christianity Today, 28 (1984). Citado por TRIPP, Dick. Exploring Christianity: self-esteem. Disponível em <http://www.christianity.co.nz>. Acessado em 20.11.2004.
Assim, "devemos afirmar: nossa racionalidade, nosso senso de dever morar, nossa masculinidade ou feminilidade, nossa apreciação estética e nossa criatividade artística, nossa responsabilidade diante da terra, nossa fome por amor e por comunidade, nossa percepção do mistério da transcendência de Deus, com o nosso anseio por nos humilharmos e cultuarmos a Ele. Tudo isto é parte de nossa humanidade criada. Se é verdade que tudo isto foi manchado e torcido pelo pecado, também é verdade que Cristo veio para redimir a humanidade, não para destruí-la. Isto devemos afirmar". STOTT, John. Am I supposed to love myself or hate myself?...
Não tenha sobre si um conceito mais elevado que convém (Romanos 12.13). Nem abaixo do que convém -- podemos completar. Nada, pois, de desenvolver uma baixa auto-estima, com uma visão pessimista sobre você mesmo. "O amor próprio é a base do nosso amor pelos outros". TROBISCH, Walter. Citado por COLINS, Gary. Aconselhamento cristão. São Paulo: Vida Nova, 2004, p. 384. O cristão pode e deve ter uma auto-estima elevada não por causa do seu mérito, mas por causa da graça de Jesus Cristo. COLLINS, Gary. Aconselhamento cristão..., p. 375.
Também não seja um narcisista, achando-se o centro de todas as atenções. Nem sempre tem alguém reparando no que você faz. Não vire um perfeccionista.

4.2.2. Acredite que há uma vida melhor, possível, para os tímidos.
Ninguém precisa ser tímido a vida toda. Este traço da sua personalidade pode ser mudado. Tire partido da timidez; não deixe que ela tire partido de você.
Considere a afirmação bíblica: Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (2 Timóteo 1.7).

4.2.3. Encontre o sentido da missão.
Uma vida sem o sentido da missão não tem sentido.
O tímido Jeremias tornou-se a boca de Deus porque sabia que era a boca de Deus e aceitou a missão como a razão de ser da sua vida.

4.3. Procure a ajuda, profissional, se for o caso.
Se a sua timidez é branda, você conseguirá superá-la sozinho.
Se ela é mais forte, você precisará de ajuda. O tratamento mais indicado tanto para a timidez quanto para a fobia social é a psicoterapia, especialmente a de grupo, acompanhada ou não de medicamentos. O uso de medicamentos é determinado caso a caso, mas na fobia social é em geral obrigatório. Na timidez são poucos os casos em que o remédio é recomendado.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

Comentários   

 
0 #162 Timidez: eu sou tímido, mas quero mudarDieter 31-08-2014 13:26
I'm pretty pleased to uncover this web site. I wanted to thank you for your time for this particularly fantastic read!!
I definitely loved every bit of it and I have you book marked
to see new information in your web site.

Check out my web-site ... cialis: http://medicationbuyedguide.com
 
 
0 #161 Timidez: eu sou tímido, mas quero mudarKyle 31-08-2014 07:21
Hi there, the whole thing is going well here and ofcourse every one is sharing data, that's genuinely good, keep up writing.


Here is my web page :: payday loans: http://bestsatnav.org
 
 
0 #160 Timidez: eu sou tímido, mas quero mudarShannon 31-08-2014 04:11
Does your website have a contact page? I'm having
trouble locating it but, I'd like to send you an e-mail.
I've got some recommendations for your blog you might be interested in hearing.
Either way, great website and I look forward to seeing it improve over time.


Feel free to visit my weblog - cheap viagra: http://pregnancymiraclereview.org
 
 
0 #159 Timidez: eu sou tímido, mas quero mudarVeda 29-08-2014 20:26
Inspiring story there. What happened after?
Good luck!

Have a look at my webpage - viagra price: http://pregnancymiraclereview.org
 
 
0 #158 Prazer da PalavraAudra 28-08-2014 20:51
It's going to be end of mine day, but before ending
I am reading this great article to improve my experience.


my homepage ... cheap viagra: http://pregnancymiraclereview.org
 
 
0 #157 Timidez: eu sou tímido, mas quero mudarSteffen 27-08-2014 00:51
Hello there! Quick question that's entirely off topic.
Do you know how to make your site mobile friendly?
My weblog looks weird when browsing from my iphone.
I'm trying to find a theme or plugin that might be able to resolve this problem.
If you have any recommendations , please share. Thanks!


My blog: payday loans online: http://paydayloanscashadvanceonlinea.com/
 
 
0 #156 Timidez: eu sou tímido, mas quero mudarSanora 26-08-2014 04:20
If some one needs expert view regarding blogging then i propose him/her to pay a visit this website, Keep up
the good job.

My homepage payday loans: http://bestsatnav.org
 
 
0 #155 Timidez: eu sou tímido, mas quero mudarTatiana 25-08-2014 04:02
I am extremely inspired with your writing abilities and also with the structure for your weblog.
Is this a paid topic or did you modify it yourself?
Anyway stay up the nice high quality writing, it's rare to look a great weblog like this one
today..

Check out my web site ... cheap viagra: http://pregnancymiraclereview.org
 
 
0 #154 Timidez: eu sou tímido, mas quero mudarLilia 24-08-2014 16:03
Hi outstanding website! Does running a blog similar to this take a lot of work?
I have no understanding of programming but I was hoping to start
my own blog soon. Anyhow, if you have any ideas or
tips for new blog owners please share. I know this is off topic but I just wanted to
ask. Cheers!

Take a look at my blog post :: cialis: http://medicationbuyedguide.com
 
 
0 #153 Prazer da PalavraPenni 24-08-2014 15:58
I am regular reader, how are you everybody?
This post posted at this web page is truly good.


Take a look at my web site: cash advance online: http://clipperscurse.com
 
 
0 #152 Prazer da PalavraBeverly 21-08-2014 13:48
Just want to say your article is as amazing. The clarity in your post is simply
cool and that i could suppose you're an expert on this subject.
Fine along with your permission let me to seize your feed to stay up to date with drawing close post.
Thanks 1,000,000 and please carry on the rewarding work.


My web page; buy cialis: http://medicationbuyedguide.com
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar