Chácara Jr.

Um divorciado cristão pode se casar de novo?

Ouvi recentemente que o número de divórcios no meio evangélico aumentou exorbitantemente e que este tem sido um dos principais argumentos de descrédito notado por pessoas de outras religiões. Daí comecei a pensar no assunto e estava procurando matérias sobre divórcio na net e achei esta: http://www.itacuruca.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=85&Itemid=46
Li o texto e a argumentação sobre "exceções à indissolubilidade" e o acréscimo da permissão para RECASAMENTO MESMO COM O CÔNJUGUE VIVO.
Só que em todas as passagens citadas não consegui entender que exista liberação para recasamento se o cônjugue ainda vive, nem de Jesus, nem de Paulo.

No capítulo 19 de Mateus:
"Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher'? e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
Perguntaram eles:
-- Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" 

(Esta pergunta confirma que eles, assim como eu, entenderam que Jesus defendia a tese de que "Para Deus não existe divórcio!")

"Jesus respondeu:
-- Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério"

(Aqui Jesus não libera o divórcio; antes, faz um grave alerta para quem se divorcia.)

Outro texto:
"Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mateus 5.31-32).

O "exceto por imoralidade" pode estar ligado a "se torne adúltera" ou " estará cometendo adultério" (futuro), ou seja, "a menos que já seja adultero(a) irá se tornar adultero ao recasar", no caso de já ser adúltero, mesmo que não case novamente, continuará sendo adúltero.
Li que alguma coisa dizendo que "porneia" também pode estar ligado a quebra do noivado por fornicação.
Em todo caso, o contexto e a coerência com as palavras de Jesus e as passagens bíblicas relacionadas à casamento não me permitem nem imaginar Jesus dizendo: "Para esta determinado caso, você pode divorciar e recasar sim, Eu permito, e o Pai aceitará e o abençoará muito. Será da vontade dEle que você se separe em casos assim".
Resumindo, uu (e admito que posso estar profundamente enganado) entendi assim :
"O que Deus uniu, ninguém separe!!! O coração de vocês é terrivelmente duro, chegam ao ponto de repudiarem seus cônjugues! Mas atenção, cuidado: Com ou sem carta de repúdio vocês vão se tornar adúlteros ao recasarem. O mesmo vale para quem casar com o cônjugue repudiado, se é que o pecado sexual já não ocorreu."
Estou muito errado?

UMA RESPOSTA

A argumentação está bastante sólida e é bem aceitável. Quando, no entanto, somos colocados diante de algumas situações, temos que deixar a Bíblia ou entendê-la. Ilustro: uma senhora tem uma filha e descobre que o seu marido abusa sexualmente da menina. Ele nega. O pastor dela diz que o casamento é para sempre e não pode se separar. Acontece que ela precisa defender sua filha. Então, contrariando o seu pastor, ela denuncia o marido à polícia e se separa. Não poderá nunca mais se casar?

Vejamos um outro caso: o marido espanca a esposa, porque aprendeu que este é o padrão, com o pai que também agia assim. Durante muito tempo, ela acredita que o marido vai se recuperar. Como não se recupera e cansada dos hematomas e da vergonha, desiste do casamento. Não poderá nunca mais se casar?

Se essas duas mulheres não puderem se casar, estarão recebendo duas puniçoes: uma das homens (sórdidos, com quem se casaram) e outra de Deus.

Então, temos que voltar a Bíblia. Foi o que eu fiz no estudo referido. Ao voltar à Bíblia, eu me encontro com o Deus da vida, que inventou o casamento, para a felicidade dos seus membros. O casamento é como o sábado: é uma instituição, que não está acima do homem, diferentemente do que pensavam os fariseus. 

Lendo Marcos, noto como o assunto entrou na pauta. Jesus tira o foco da lei, que era boazinha para os homens e péssima para as mulheres, e põe no coração. É como se dissesse: "Moisés disse isto por causa da dureza do coração de vocês, que ficam procurando brechas na lei. O mais importante do que Moisés disse é que o casamento é para sempre. Este é o ideal de Deus, quando projetou a união conjugal".

Jesus estava mais uma vez defendendo os oprimidos, no caso as mulheres. Este é o centro do texto. Ele não está falando sobre divórcio, mas mostrando o que os homens faziam com suas mulheres.

Meus outros argumentos estão no texto.

Evidentemente, respeito sua posição, mas é assim que leio a Bíblia, buscando a intenção do seu Autor, além da letra, que mata. 

Comentários   

 
0 #395 condenação ao infernaoalexandre 04-09-2014 16:19
glória a Deus (a palavra do senhor martelo que DESTRÓI a PEDRA )PEDRA O CORAÇÃO DO HOMEM CORAÇÃO CHEIO DE PECADO )AOS Q PRETENDEM SE CASAR PENSEM (100X)POIS É UM LAÇO UM PACTO DEUS UNE DUAS PESSOAS EM (UM)POREM PESEM (1000X)ANTES DE SE SEPARAR (1)VC ABORRECE AO SENHOR COM O DIVÓRCIO ,MAS ELE NÃO TE OBRIGA A FICAR COM VC NÃO QUER(2)NÃO PODERA CASAR NOVAMENTE ENQUANTO VIVE SEU(CONJUGE)(3) SE CASAR NOVAMENTE COM O CONJUGE VIVO COMETE ADULTÉRIO SERÁ CONSIDERADO ADULTERO APOCALIPSE (21:8) OS ADULTEROS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS )INFERNO LAGO DE FOGO E ARDE COMO ENXOFRE (JESUS ESTA VOLTANDO AGUENTA MAIS UM POUQUINHO OU FIQUE SOZINHO DO CONTRARIO SERÁ PEGA EM FLAGRANTE PELO REI DA GLÓRIA TERRÍVEL COISA É CAIR NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO.
 
 
0 #394 honra ao teu paiallan 02-09-2014 10:25
Aparentemente, diante de tantas injustiças sofridas pela mulher, parece ser justo que ela procure um outro parceiro ou o homem uma outra parceira após o divórcio. Porém esquecemos que a maioria desses casamentos dentro ou fora da igreja eles são escolhas feitas por pura estética,intere sses financeiros e outras razões pessoas que as pessoas procuram num companheiro esquecendo o mas importantes que é o caráter pessoal do individuo. enquanto milhões de pessoas estão batendo em portas e anunciando o evangelho afim de que o homem se aproxime de Deus, justamente para evitar erros como esses. pois todo e qualquer motivo que leva a um divórcio é exatamente a falta de conhecimento e temor à palavra de Deus, que leva a essas consequências. Então agora eu que sempre fui desobediente a palavra e sempre fiz minhas escolhas quero que a palavra não seja tão severa por caus das minhas necessidades.
 
 
0 #393 igrejadivorcio depende 15-08-2014 04:43
voce e casado na igreja, divorcio somente em caso de adulterio , mas se vc se divorciar por outro motivo ,nao vai conseguir ser feliz pois deus nao vai abencoar .se sao casados so no civil ,nao teem a bencao de deus , no mundo espiritual ainda sao solteiros, estao em pecado .
 
 
0 #392 Ele pode casar de novo?Luciana Veríssimo 14-08-2014 10:14
Bom-dia amados,

Estou me relacionando com uma pessoa, porém ele já foi casado e hoje é divorciado, o motivo da separação foi adultério por parte dela e ela não quis mais nada com ele e quis separar dele. Gostaria de saber se ele pode se casar de novo, eu nunca fui casada, mas, se ele não puder, não quero viver embaixo de maldição e contra a palavra de Deus.
 
 
0 #391 Em seus passos o que faria Jesus???Carla Monique 11-08-2014 17:13
Paz queridos.Fico pensando se Jesus ainda andasse em carne nessa terra e ouvisse tantas opnioes duras e sem um minimo de amor!Vamos analisar, se Jesus ficasse de frente com uma mulher que foi traida pelo seu marido e ELE pediu o divorcio, ela lutou e orou pra que nao acontecesse, mas o abençoado nao quis de forma alguma, depois de anos de luta ela cede e assina o divorcio.Então, Jesus, Aquele que perdoou a prostituta, que perdoou a Pedro depois desse nega-lo 3x, e que tantos gestos de amor demonstrou, esse mesmo Jesus proibiria uma mulher de em santidade orar pedindo ao Senhor um novo companheiro???
As x penso que pra muitos cristãos a dureza da lei ainda é mais forte que a graça do cumprimento da lei pelo Senhor Jesus!Não é pra sair por ai beijando e namorando a todos, mas sim orar e pedir ao Pai pela graça de um novo companheiro.
Acho que o que mais falta é cumprir os 2 mandamentos que Cristo deixou:Amar a Deus sobre todas as coisas.E a teu próximo como a ti mesmo!
 
 
0 #390 eu era casadodaniel passos 03-08-2014 20:18
Eu era casado me separei fiquei alguns anos separado depois conheci outra pessoa me casei tive uma filha e conhecemos jesus hoje estamos fazendo a obra de deus tenho mas uma filha estou em pecado? Ou nao ah tenho um filho do 1casamento.
 
 
0 #389 DuvidasE 30-07-2014 12:21
Meu companheiro, não era casado mais vivia tinha uma companheira. Quando ficamos juntos ele ainda vivia com ela. já faz 6 anos que estamos juntos. a 4 moramos juntos, começamos a ir para igreja agora, estamos pensando em nos casar. A minha duvida e se o nosso casamento será abençoado por Deus, visto que iniciou em uma traição ou se ele deve voltar com sua antiga companheira, já que foi ele quem a traiu e não ela. o que é certo fazer?
 
 
0 #388 Divórcio por indidelidadeJCOJUNIO 04-06-2014 21:23
Quer dizer que mesmo por infidelidade tenho que manter o casamento? Sendo que Deus cita a "imoralidade sexual" (acredito eu que a infidelidade esteja incluída). Então não posso mais me casar? Não tenho mais o direito de ser feliz com outra pessoa?
 
 
0 #387 Meu ex marido quer voltar,Sara 17-05-2014 20:24
Meu ex marido quer voltar, separamos pq o casamento estava desgastado, o que eu posso fazer? voltou com ele? Como saber se é da permissão de Deus a gente voltar?
(Não houve traição)
 
 
0 #386 separacaogilvan 22-04-2014 00:43
tenho uma duvida e se o homem e a mulher adulterarem os dois estao livres para casarem novamente ?????
 
 
0 #385 casamentopaulo 21-04-2014 09:46
e isso ai que eu e demais divorciados que vão pro esquinto dos ingernos e vcs casadinhos bonitos vá para o céu .
 
 
0 #384 DesrespeitoAdriano 04-02-2014 07:12
Eu e minha esposa não nos respeitamos mais há muito tempo. Ambos nos agredimos deixando marcas um no outro. Não quero continuar esse casamento. Será que eu poderia me separar?
 
 
0 #383 CainCain 03-02-2014 09:33
:D Em vez de lamentar o seu passado e destino desastroso, é melhor voltar a focar-se no futuro e em novos objetivos

http://programascelular.com.br/o-que-os-homens-divorciados-devem-saber/
 
 
0 #382 Traiçãojoice 02-02-2014 13:21
Se o marido pede divorcio para esposa depois de ter cometido o adultério, este marido se casando com esta outra mulher mesmo depois do divorcio eles continuam no adultério? E esta esposa que foi abandonada não poderá se casar de novo depois da traição e do abandono? Fico com dúvida se seria pecado um novo casamento onde ocorreu a traição.
 
 
0 #381 VERDADE DA BÍBLIAResp. ao Lean p1 01-02-2014 01:34
Irmão, concordo plenamente contigo! Que bom ter mais alguém aqui que não tenta moldar a Palavra de Deus dentro de seus próprios interesses. Mas, gostaria de esclarecer que também não concordo com o divórcio. Creio que ele não seja algo que agrada ao Senhor, porém, muitas vezes, ele é inevitável (lei dos homens), pois aquele que é réu de ação de divórcio, pouco pode fazer, ou nada... Esta pessoa não estará em pecado. Em pecado estará ao casar novamente (ou mesmo namorar outro), pois para Deus o casamento não é desfeito pela lei dos homens. Portanto, mesmo que o cônjuge se afaste, ou até, case novamente, quem tem amor e temor à Palavra de Deus, ficará sozinho. Saiba que Deus é justo e fiel!
 
 
0 #380 VERDADE DA BÍBLIAResp. ao Lean p2 01-02-2014 01:33
No entanto, devo discordar de uma coisa nesse site que você indicou, já o li antes. Nele, o autor diz que a pessoa solteira que casou com uma pessoa divorciada, mesmo se separando, nunca poderá casar novamente, pois estaria em adultério. Não concordo! De acordo com a Bíblia, segundo casamento de divorciados é adultério. Desta forma, nunca foi considerado casamento para Deus, mas sim, uma situação de pecado que deve ser abandonada. A pessoa solteira que se casou com divorciado(a), ao deixar essa relação, deixa o pecado de adultério e fica livre para se casar de verdade com uma pessoa também solteira ou viúva. E o tal divorciado que se casou novamente, melhor seria pedir perdão a Deus e restaurar seu casamento com o primeiro cônjuge, ou ficar sozinho para não pecar novamente. Abraços!
 
 
0 #379 Não EXISTE DIVÓRCIO pt7Lean 21-01-2014 15:44
Quem tiver interesse em continuar:
http://www.baptistlink.com/creationists/divorciarecasaadultera.htm
 
 
0 #378 Não EXISTE DIVÓRCIO pt6Lean 21-01-2014 15:38
2. Mat. 19:9-10

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, exceto sendo em caso de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar."

Na Bíblia King James:

"And I say unto you, Whosoever shall put away his wife, except it be for fornication, and shall marry another, committeth adultery: and whoso marrieth her which is put away doth commit adultery. His disciples say unto him, If the case of the man be so with his wife, it is not good to marry."
 
 
0 #377 Não EXISTE DIVÓRCIO pt5Lean 21-01-2014 15:38
1.3 Note que Jesus começa sua argumentação com a conjunção adversativa PORÉM. Isso nos diz que há um contraste entre o que os Judeus queriam ouvir e o que Jesus estava ensinando. Se Jesus estivesse defendendo o divórcio após o casamento, não haveria nenhuma necessidade da conjunção adversativa PORÉM.

1.4 Note que a mulher ( parte chamada inocente) está divorciada, mas Jesus não reconhece nenhum divórcio, qualificando essa outra união de adultério.

1.5 Note a reação desesperada dos discípulos em Mateus 19:9. Vejamos:
 
 
0 #376 Não EXISTE DIVÓRCIO pt5Lean 21-01-2014 15:37
Não. A palavra adultério não foi usada porque a exceção não se aplica aos que se tornaram uma só carne, mas aos que estavam em contrato de casamento (em Hebraico: 'aras ou kiddushin, em inglês: betrothal - Ex. 22:16, Lev. 19:20, Dt. 22:23, 28:30). Note que no mesmo evangelho (Mt. 1:18), Maria era desposada (Grego: mnesteuo) com José e não casada (gameo). É para esse caso especial, e apenas nesse caso dos Judeus, que Jesus está se referindo, porque o casamento não tinha se consumado. Nesse caso, o pecado é fornicação que quebraria o pacto do "esposamento" e não de casamento. É muito simples!
 
 
0 #375 Não EXISTE DIVÓRCIO pt4Lean 21-01-2014 15:35
Note que em Mat. 1:20 o anjo dirigindo-se a José, chamou Maria de "tua mulher" (ou esposa) embora o casamento não tinha sido celebrado e consumado, ou seja, eles ainda não tinham se tornado uma só carne, mas eram marido e mulher. Nesse caso, Jesus está dizendo que o casamento poderia ser cancelado, caso houvesse fornicação, situação na qual a pessoa está a um passo do inferno (1 Cor. 6:10, Judas 1:7, Ap. 21:8).

1.2 Note que a palavra não é o verbo comete adultério (moichao), que ocorre duas vezes no verso, mas propositalmente não é usada pelo Senhor Jesus para a exceção. Por quê? Teria O Mestre se esquecido? Teria Ele perdido essa oportunidade de ser claro, usando o triste fato do adultério para a desculpa do divórcio?
 
 
0 #374 Não EXISTE DIVÓRCIO pt3Lean 21-01-2014 15:34
Explicação:
1.1 Notemos aqui que o Senhor Jesus Cristo está afirmando a indissolubilida de total do casamento enquanto o marido e a esposa estão vivos. Note que somente no evangelho de Mateus (Mat. 5:32 e Mat. 19:9) estão inseridas a resalva "a não ser por causa de fornicação" (note que essa é que é a correta palavra usada inclusive por João Ferreira de Almeida em 1693 pois vem do grego "porneia"), porque isso se aplica a situação peculiar dos Judeus. Veja no verso 5:1 a quem Ele estava se dirigindo: à multidão e aos discípulos. Essa foi a exata situação que inicialmente José pensou erradamente de Maria. Os fariseus, também, cometeram esse erro mas de forma blasfema em João 8:41, acusando o Senhor Jesus com sendo nascido de fornicação (porneia) e não de adultério (moicheia).
 
 
0 #373 Não EXISTE DIVÓRCIO pt2Lean 21-01-2014 15:32
Vejamos as sete passagens do Novo Testamento que lidam com o assunto e que categoricamente afirmam a indissolubilida de total do casamento enquanto o homem e a mulher dessa união estão vivos.

1. Mat. 5:32

"Porém, eu vos digo, que todo aquele que repudiar sua esposa, a não ser por causa de fornicação, causa que ela cometa adultério, e todo aquele que se casar com ela que é divorciada comete adultério."

Na Bíblia King James:

"But I say unto you, That whosoever shall put away his wife, saving for the cause of fornication, causeth her to commit adultery: and whosoever shall marry her that is divorced committeth adultery."
 
 
0 #372 Não EXISTE DIVÓRCIO pt1Lean 21-01-2014 15:30
Divórcio e Novo Casamento é o mesmo que adultério continuado.

Sem querer tomar atalhos ou evitar "ofender" pessoas que têm interesse pessoal no assunto, vamos direto ao assunto e vejamos o ensino cristalino do Novo Testamento sobre o assunto de Divórcio e Novo Casamento. Quando alguém quer se evadir de conclusões contundentes e dogmáticas, geralmente se diz que determinado assunto é "polêmico" (do Grego polemeo = guerra). Nosso apelo aqui é o seguinte: Vamos ficar em paz com a Palavra de Deus sobre esse assunto? Não há guerra alguma aqui, quando temos um espírito submisso à Palavra de Deus. Não tentemos forçar situações particulares sobre a Palavra de Deus, mas analisemos o ensino Bíblico.
 
 
0 #371 VERDADE DA BÍBLIAV 18-01-2014 05:20
Quem se divorcia, não está em adultério, embora Deus odeie o divórcio. Adultério é casar novamente. "Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.1 Coríntios 7:11. Se foi inevitável o divórcio a Bíblia diz para ficar sozinho ou voltar para o cônjuge. "...Quem pode receber isto, receba-o." Mateus 19:12
 
 
0 #370 VERDADE DA BÍBLIAParte 1 18-01-2014 05:08
Em Mateus 19:7 “Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?” O que os fariseus perguntaram? Eles não perguntaram sobre a carta de divórcio? Então, estamos falando de divórcio, certo? Jesus, então, respondeu no versículo 9: “Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” Alguém só casa com outra após o divórcio, que foi a pergunta dos fariseus. Jesus sabia exatamente do que se tratava a pergunta.
 
 
0 #369 VERDADE DA BÍBLIAParte 2 18-01-2014 05:07
Lembrando que no original da Bíblia o termo usado foi FORNICAÇÃO. Não “adultério”, nem “imoralidade sexual” que são termos distintos. E para comprovar que fornicação não tem o mesmo significado de adultério ou imoralidade sexual como algumas traduções erroneamente trazem, em Lucas 16:18, diz: “Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.” Confirmando o significado de fornicação quando diz que nem mesmo a mulher cujo o marido já casou com outra poderá casar novamente, ainda mais o homem que a abandonou e casou com outra fica livre do adultério.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar