Um divorciado cristão pode se casar de novo?

Ouvi recentemente que o número de divórcios no meio evangélico aumentou exorbitantemente e que este tem sido um dos principais argumentos de descrédito notado por pessoas de outras religiões. Daí comecei a pensar no assunto e estava procurando matérias sobre divórcio na net e achei esta: http://www.itacuruca.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=85&Itemid=46
Li o texto e a argumentação sobre "exceções à indissolubilidade" e o acréscimo da permissão para RECASAMENTO MESMO COM O CÔNJUGUE VIVO.
Só que em todas as passagens citadas não consegui entender que exista liberação para recasamento se o cônjugue ainda vive, nem de Jesus, nem de Paulo.

No capítulo 19 de Mateus:
"Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher'? e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
Perguntaram eles:
-- Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" 

(Esta pergunta confirma que eles, assim como eu, entenderam que Jesus defendia a tese de que "Para Deus não existe divórcio!")

"Jesus respondeu:
-- Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério"

(Aqui Jesus não libera o divórcio; antes, faz um grave alerta para quem se divorcia.)

Outro texto:
"Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mateus 5.31-32).

O "exceto por imoralidade" pode estar ligado a "se torne adúltera" ou " estará cometendo adultério" (futuro), ou seja, "a menos que já seja adultero(a) irá se tornar adultero ao recasar", no caso de já ser adúltero, mesmo que não case novamente, continuará sendo adúltero.
Li que alguma coisa dizendo que "porneia" também pode estar ligado a quebra do noivado por fornicação.
Em todo caso, o contexto e a coerência com as palavras de Jesus e as passagens bíblicas relacionadas à casamento não me permitem nem imaginar Jesus dizendo: "Para esta determinado caso, você pode divorciar e recasar sim, Eu permito, e o Pai aceitará e o abençoará muito. Será da vontade dEle que você se separe em casos assim".
Resumindo, uu (e admito que posso estar profundamente enganado) entendi assim :
"O que Deus uniu, ninguém separe!!! O coração de vocês é terrivelmente duro, chegam ao ponto de repudiarem seus cônjugues! Mas atenção, cuidado: Com ou sem carta de repúdio vocês vão se tornar adúlteros ao recasarem. O mesmo vale para quem casar com o cônjugue repudiado, se é que o pecado sexual já não ocorreu."
Estou muito errado?

UMA RESPOSTA

A argumentação está bastante sólida e é bem aceitável. Quando, no entanto, somos colocados diante de algumas situações, temos que deixar a Bíblia ou entendê-la. Ilustro: uma senhora tem uma filha e descobre que o seu marido abusa sexualmente da menina. Ele nega. O pastor dela diz que o casamento é para sempre e não pode se separar. Acontece que ela precisa defender sua filha. Então, contrariando o seu pastor, ela denuncia o marido à polícia e se separa. Não poderá nunca mais se casar?

Vejamos um outro caso: o marido espanca a esposa, porque aprendeu que este é o padrão, com o pai que também agia assim. Durante muito tempo, ela acredita que o marido vai se recuperar. Como não se recupera e cansada dos hematomas e da vergonha, desiste do casamento. Não poderá nunca mais se casar?

Se essas duas mulheres não puderem se casar, estarão recebendo duas puniçoes: uma das homens (sórdidos, com quem se casaram) e outra de Deus.

Então, temos que voltar a Bíblia. Foi o que eu fiz no estudo referido. Ao voltar à Bíblia, eu me encontro com o Deus da vida, que inventou o casamento, para a felicidade dos seus membros. O casamento é como o sábado: é uma instituição, que não está acima do homem, diferentemente do que pensavam os fariseus. 

Lendo Marcos, noto como o assunto entrou na pauta. Jesus tira o foco da lei, que era boazinha para os homens e péssima para as mulheres, e põe no coração. É como se dissesse: "Moisés disse isto por causa da dureza do coração de vocês, que ficam procurando brechas na lei. O mais importante do que Moisés disse é que o casamento é para sempre. Este é o ideal de Deus, quando projetou a união conjugal".

Jesus estava mais uma vez defendendo os oprimidos, no caso as mulheres. Este é o centro do texto. Ele não está falando sobre divórcio, mas mostrando o que os homens faziam com suas mulheres.

Meus outros argumentos estão no texto.

Evidentemente, respeito sua posição, mas é assim que leio a Bíblia, buscando a intenção do seu Autor, além da letra, que mata. 

Comentários   

 
#480 JEFFJefferson HenriqueJ 02-05-2016 23:21
Seguinte. Vejo pessoas perguntando e tals e pelo que entendi é assim:
Divorciou por qualquer motivo que seja não pode mais casar ou seja tem que ficar no selibato que nem os padres católicos e o homem fisiologicament e precisa descarregar o esperma e tals então não adianta tapar o sol com a peneira estamos todos condenados e fim.
 
 
#479 Mãe SolteiraCarlos Alberto 23-04-2016 02:19
Bom dia, me casei com uma mulher que teve um caso com o homem casado e teve um filho.
A conheci e começamos a conversar, ela cantava no louvor da igreja, eu não era cristão.Ela se converteu aos 8 anos e aos 16 abandonou e passou a ter namorados e fazer sexo com ele, teve dois filhos um morreu e a do homem casado não.
Eu só quero saber se Deus abençoa esse casamento? por que mesmo ela no louvor da igreja fazíamos sexo dês do primeiro dia em que nos encontramos.
Pra Deus o casamento é a primeira relação sexual? ou todas as outras com homens diferentes Deus abençoa?
 
 
#478 posso casar de novobeatriz 20-04-2016 15:03
Descobri q meu marido gosta de homem eu posso separa e casa de novo
 
 
#477 Divórcio por traição da parte da mulherAmanda santos 17-04-2016 00:02
Olá eu trair o meu esposo devido alguns problemas em casa com ele será que Deus mim perdoa e será que posso me casar novamente?
 
 
#476 recasamentomarcelo 16-04-2016 18:19
separação de corpos ate pode.Pois ninguém é obrigado a viver com uma pessoa que por exemplo:lhe espanque,seja infiel contumaz,denigr a a sua imagem...O que nao pode é casar-se novamente,confu gura-se adulterio.
 
 
#475 #442sobre divorciojosiane 15-04-2016 17:13
gente a paz do senhor estou querendo saber de uma coisa a qual eu estou com duvida ,conheci uma pessoa que e casada mais conversamos muito sobre varias coisa e uma delas e que ele ja traiu sua esposa e sempre que eles brigam ela joga isso na cara dele ele quer se separa dela mais sendo que ele gosta de mim e falamos ate em casamento mais tenho medo de ele se separa dela e agente casar estaremos cometendo pecado(ocoreu aduterio e eu nunca fui casada)
 
 
#474 CASAMENTOJANE 04-04-2016 11:30
SOU CASADA COM UM HOMEM DIVORCIADO, E PECADO MAS AMO MUITO ELE SE CASAMOS NOSSA SITUAÇÃO VAI FICAR LEGALIZADA.
 
 
#473 Só à Luz do Espirito SantosAugusto 02-04-2016 10:14
gente, fui casado 4 anos, e a 3 estamos divorciados. Tivemos uma filha que hoje tem 5 anos. Eu adulterei, o que deu direito a ela de pedir o divorcio. Quando me separei ela já era crente. Depois de um tempo eu me tornei crente e fui lutar pela minha familia, só que ela já era comprometida com outro e que hoje estão casados. Não faz sentido eu ficar sozinho a esperar uma pessoa que hoje está casada e inclusive está grávida. Graças a Deus eu me sinto livre para escolher o meu caminho em relação a minha vida sentimental, claro, escolho uma mulher de Deus que me ame e que me deixe cuidar dela. Deus nos quer felizes de acordo com a palavra dELe, e Ele é amor e misericórdia.
 
 
#472 Deus não aceitaaline 01-04-2016 11:12
Independente de quem deixou quem, a biblia é clara quando fala que Deus não aceita o divorcio,e quem casar com o divorciado também está adulterado não importa se você foi traído Deus não permite que você case de novo Muita gente está sofrendo hoje por uma atitude mal tomada e não enxergam as consequências que isso pode trazer para suas vidas.
 
 
#471 O QUE DEUS UNIU. . .MARISA 31-03-2016 15:33
Porque mesmo que a cabeça de JOÃO BATISTA FOI CORTADA?
PORQUE ELE NÃO TEVE MEDO DE REPREENDER AQUELES ADULTEROS.
SE PUDESSEMOS NOS CASAR NOVAMENTE TENDO NOSSOS MARIDOS OU ESPOSAS VIVOS, ISSO NÃO TERIA ACONTECIDO COM JOÃO BATISTA, NÃO É?
 
 
#470 novo casamentoemily 26-03-2016 21:07
Números 30:99 "Qualquer voto ou compromisso assumido por uma viúva ou por uma mulher divorciada será válido.
 
 
#469 gravidezMaiara 20-03-2016 21:06
Eu me envolvi com um menino casado, mais ele me engravidou, ele pode divorciar -se da esposa q ele nao ama mais e que nunca poderia lhe dar filhos pra casar comigo e assumir esse bebe, alias assumir o bebe ele vai assumir, mais quero que ele fique comigo porque nao vou criar nosso filho sozinha, e temo que ele que quis me engravidar...ej acular sem me dizer
 
 
#468 casamentoJuliana 15-03-2016 15:29
Se buscarem ler atentamente a palavra de Deus, verão que o melhor a ser feito é reconciliar com suas ex esposa ... serve para todos os casos.
Busquem ter uma vida que agrade a Deus, e verá que Deus o honrará em tudo que fizerem.
 
 
#467 separaçãoerivaldo de castro 06-03-2016 22:09
minha pergunta e posso casar com essa pessoa que me ama .
estou separando da minha esposa a qual vivi 30 anos por causa dos meus filhos estao manipulando ela e ela quer a separação. tenho ma pessoa que tive um caso e um filho a 30 anos que eu amo e ela me ama nunca casou esperando por mim agora e evangelica mas quer casar comigomas temos duvida de viver pois a apalavra de Deus nao permitem me ajudem
 
 
#466 casar novamenterosy 29-02-2016 03:57
Gostaria de saber se éadulterio eu casar com uma pessoa que se divorciou devido a dividas,mas não foi ele que pediu o divorcio e sim a mulher que já está casada com outro.
 
 
#465 Quero saber?cleo 21-02-2016 11:26
A minha pergunta é!se um homem foi casado no civil e no religioso e depois de 3 anos se separam e se divorciam mesmo com filhos sua ex morre ele pode casar novamente no religioso com outra mulher ja vivendo á 19 anos com essa mulher em total harmonia
 
 
#464 Divorciou, mais casa mais.Adri 20-02-2016 12:06
Só sei de uma coisa: Cristo não diz, em momento algum, que você pode ter outros relacionamentos novamente. Pelo contrário.Deixa claro que a pessoa divorciada que se casar novamente, estará cometendo adultério.
Ponto final.
 
 
#463 Recém divorciadoBruno 14-02-2016 20:14
Minha mulher cansou da igreja e quis cair no mundo, me mandou embora e eu não sei se espero pra ver se essa fase passa ou tento esquece-la
 
 
#462 BorgesGuilherme 11-02-2016 08:02
Ola, estou me relacionando com uma mulher que tem dois filhos, sendo de pais diferentes, no primeiro relacionamento ela não casou porem coabitaram e tiveram um filho, já no segundo casaram e tbm tiveram o outro filho, nesse porem houve da parte de seu marido adultério, mediante a todos essas complicações ela poderia se casar novamente na igreja?
 
 
#461 Casamento assim?RV 04-02-2016 16:22
Tenho uma dúvida. Estava com uma garota que estávamos iniciando um relacionamento, ela me conquistou e me deixou apaixonado, dizendo que a nossa relação era pra valer, eu a amava muito e ela sabia disso, e sempre fiz tudo para ela estar feliz. Na primeira crise ela me abandonou e já começou a namorar com outro, e nem terminar comigo terminou e já saiu com outro, sem conversar comigo. Meses depois e casou e só me deu desprezo à partir do momento em q encontrou esse outro. Ela me traiu e já casou com o rapaz com quem me traiu, e ela é cristã e fala que foi preparação de Deus. Um casamento ocorrido dessa forma é correto? È abençoado por Deus? É pecado ela se unir a uma pessoa fazendo mal à outra com quem ela estava?
 
 
#460 RepudiadaJoelma 04-02-2016 09:07
Paz do Senhor,

Conheci o Pastor que ja casou 03 vezes, e se divorciou a altima agora ficpu menos de 02 anos.E estamos se conhecendo e estar surgindo algo de bom entre ajente,mais ai fica a duvida 03 casamentos e se eu continuar com isso irei trazer maldição contra a minha vida? Sei que ele tem que casar por ser Pastor mais tenho uma certa insegurança de tomar a decisão errada. Me ajude com esta questão para que não venha seguir com sentimento e sofrer.
 
 
#459 Casamento depois de 19 anosAlexandre 22-01-2016 13:49
Fui casado á 22 anos atrás meu casamento só durou um ano, depois me divorciei, Um ano depois. Fui viver junto com outra mulher e tive 2 filhos com ela. Hoje meu filho tem 18 anos. , nos convertemos á 2 anos ao evangelho, será que posso me casar na igreja evangélica com a mulher que me deu 2 filhos e está comigo. À 19 anos .?
 
 
#458 DIVORCIOBETH 21-01-2016 09:44
o que percebo aqui é que todo mundo só fala em a MULHER ser repudiada.....t em que ser esclarecido sobre (no caso do divórcio) se algum deles pode casar-se novamente, se quem foi repudiado(homem ou mulher) pode casar novamente ou se haja o que houver indiferente de quem traiu ou simplesmente repudiou pode ou não casar-se novamente. Percebo tb que muitos aqui procuram defender-se e não sabem ou não conhecem realmente a verdade....
 
 
#457 Posso me casar novamente?Guest 17-01-2016 22:20
a paz do Senhor! Estou no processo de divórcio!eu trabalhava numa pousada e chegava mt cansada, por conta disso não tinha disposição para o ato sexual, mas tentava assim mesmo mas qnd eu negava meu ex marido me pegava enquanto eu dormia. mas qnd eu não deixava ele me perturbava a madrugada inteira, com isso fui tomando nojo dele e me separei, hj vivo com meu atual marido há 3 anos e tenho uma filha de um ano, quero me casar p acertar a mnh vida com Deus!posso me casar novamente???
 
 
#456 RecomeçoGleiciane 12-01-2016 08:57
Desculpe pessoal, corrigindo o que falei no inicio do meu texto...Me separei pela segunda vez, mais com o mesmo marido...!
 
 
#455 RecomeçoGleiciane 12-01-2016 08:56
Bom dia pessoal, acabei de me separar pela segunda vez, e já estou dando entrada no divórcio sou evangélica, e me casei a quase 5 anos atrás muito por influência de algumas pessoas, eu era super imatura e minha própria mãe achou que seria o melhor pra mim, infelizmente não foi, descobri que casei simplesmente pq as pessoas nos acham um casal bonito, beleza não faz casamento feliz, tivemos sim alguns momentos bons mais infelizmente os ruins foram maiores, ninguém casa pensando que um dia vai separar ou desejando isso, na prática é bem mais dificil, agora tenho certeza que havendo separação, não acredito que a pessoa ja esteja condenada por isso, acredito e tenho certeza que Deus nos dá uma nova chance de recomeçar e fazer tudo diferente, que aquele primeiro relacionamento sirva de lição para não cometer os mesmos erros. Claro que temos sim uma consequência por que quebramos uma aliança mais diante da consequência Deus nos da uma nova chance.
Fiquem Na Paz Do Nosso Deus ... :D
 
 
#454 Jesus e a noiva de CristoNatan de Souza 08-01-2016 08:39
A União do casamento, é comparado com a união que Deus tem com sua igreja.
A todo tempo pecamos e ele nos perdoa, quando nos arrependemos.
e ae?...Casamento = união de Deus com a Igreja Dele. Se todos tiverem esse pensamento, não haverá divorcio.
 
 
#453 santanailza 08-12-2015 22:49
fui casada mas nuca vivi junto do esposo ele levava a vida viajando era 3 meses com migo enove meses fora nesse vai e vem tive quatro filhas resultados viajou e nuca mas voltou fiqei 13 anos sozinha minhas filhas ficaro maior de idade e foro trabalha fiqei sozinha hoje vi que nao dava mas para viver sozinha arrumei outro esposo que vivo uma vida maravilosa sera que cometir aduterio se o que eu casei mim traiu
 
 
#452 Casei com um divorciadoTatiana 07-12-2015 15:36
Me casei com um divorciado temos dois filhos e há cinco anos nos separamos.conhe ci outra pessoa há três anos moramos juntos e temos um filho. Minha pergunta é nesse caso no meu primeiro casamento eu estava em pecado por ele já ter sido casado , mas agora se eu me casar estarei pecando também ou sou livre já que meu primeiro marido era divorciado?
 
 
#451 NamoroGuest 04-12-2015 14:31
Pastor, masturbei meu namorado e ele a mim.já termos quase 2 anos juntos, mas quero terminar. Posso terminar ou devo orar a Deus para que me traga o amor por ele?
 
 
#450 divorciofixe 27-11-2015 22:30
pq moises mandou dar carta de divorcio e repudiar ver que a pergunta estava arrespeito do repudio e nao divorcio só tinha uma maneira de repudiar a esposa q foi concordado por moises só se eles desce carta de divorcio mateus 5,31 também foi dito aquele q repudiar a sua esposa dar lhe carta de divorcio
foi dito onde isto? na lei!agora perai moises incitou o povo pecar mandando dar lhe carta de divorcio e por que os pastores faz o divorcio um pecado imperdoavel e quem matou mas de dez sai da prisao agora ta perdoado vira pastor e o cara q vivia um inferno dentro do lar por causa da esposa q traia bagunçava o bairro inteiro sabia e ele nao pode casar novamente pq é um pecado imperdoavel até o dia q a esposa tras uma doença do tipo HIV ae ela ta ferrado e vai se lamentar por resto da vida ó para ae parece q vcs nao prega um DEUS amoroso e sim um carrasco outra casamento nunca foi religioso só civil qual pastor q faz um casamento se nao for por um juiz copetente
 
 
#449 divorciofixe 27-11-2015 22:05
mateus 5. 31 e 32; 19.9,mateus fala de repudio e nao de divorcio.oque faz o homen estar ligado a esposa enquanto vivesse era o casamento .pq se ela recebesse a carta de divorcio ela tava livre era normal o marido repudiar a esposa e nao dar a ela o divorcio entao ela nao poderia casar novamente enquanto o marido vivesse por isso q jesus citou isto oque faz um escravo livre só quando ele tinha a sua carta de alforria na mao ninguem poderia usar ele como escravo mas se alguem tornasse livre nao poderia se tornar escravo paulo comprou um escravo e fez dele livre o q faz a mulher livre e a carta de divorcio a pala q diz so em caso de adulterio estar errada essa palavra no grego e porneia ou seja qualquer ato inlicito nao se trata so de infidelidade conjugal poder ser dado um ato q deturba a honra da esposa no ato sexual adulterio essa palavra no grego é mochéia ai sim fala de adulterio engraçado q nao encontramos nehum texto da bilbia q fala q depois do casamento tem de ficar solteiro
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar