Salmo 46: ACALME-SE

ACALME-SE
Salmo 46

Não é desprezível a informação, segundo a qual o salmo 46 foi escrito ao final de uma experiência de luta. Embora não possamos saber com certeza, o texto mesmo parece indicar este contexto. Essa informação nos deixa à vontade para ler este salmo e crescer com ele.
Assim, o salmo 46 é uma canção para ser entoada num culto. Perdemos a melodia, mas o ritmo está ali, inclusive o estribilho, que aparece nos versos 7 e 11.
A experiência vivida pelo poeta, e não sozinho, porque junto com outras pessoas, seus familiares, seus companheiros de luta, seu povo, leva-o a concluir que devia acalmar-se, aquietar-se, desagitar-se, parar de lutar.

1. COMPRENDENDO O SALMO 46
O salmo começa (verso 1) com uma declaração acerca de Deus, que, por experiência própria, sabemos ser verdadeira.

versos 2-3
Nossa fé neste Deus não depende de que tudo esteja no seu lugar em nossas vidas. Pode estar tudo de pernas pro ar em nossa saúde, em nossa família, em nossas finanças, que ainda assim sabemos que Deus é nosso refúgio e fortaleza, que, na hora da angústia, Ele é socorro bem presente.
Por isto, ao olhar para si e para a sua gente, o poeta canta que ele nem sua gente deviam temer. Como temer as coisas, se Deus fez as coisas? Como temer o poder da natureza, se Deus que a criou está conosco? Como ficar abalado pelo jeito que as coisas, em casa, no bairro, na cidade, no país, no mundo estão indo, se Deus continua Senhor, embora o furacão, o vulcão pareçam que vão levar tudo de roldão?

versos 4-5
Deus está no meio de nossas vidas. Lendo o salmo (versos 4 e 5), ouvimos sobre uma cidade que tem um rio que alegra a cidade de Deus, que alegra o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio desta cidade. Deus ajudará os habitantes desta cidade, no início do dia.
Que cidade é esta? Não sabemos. Jerusalém não tinha rio. Que bom! Gosto de pensar então que a minha vida, a sua vida, é a morada de Deus. Esta morada é visitada por um rio de alegria; este rio é o Espírito Santo. O Espírito Santo se alegra porque está conosco; o Espírito Santo se alegra porque não se abala diante dos ataques porque lá adiante o rio desemboca em Deus.
O Espírito Santo se alegra porque sabe que a noite, esta noite por vezes trevosa que parece interminável, vai acabar; Deus fazê-la acabar porque está pronto e desejo para ajudar seus filhos a uma vida de plenitude.
Gosto também de pensar que preciso contemplar as águas deste rio e ver para onde vão; eu preciso me banhar nas águas deste rio; eu preciso beber das águas deste rio. Queremos nos acalmar, mas continuamos bebendo as águas da agitação. Quem bebe agitação fica agitado. Quem bebe calmaria calmo fica.
Gosto de pensar que a ajuda de Deus, no início da manhã, tem a ver com duas decisões nossas.
Uma é uma atitude de busca da sabedoria de vida. Nós precisamos aprender a viver. Boa parte de nossos problemas advém de nossa falta de sabedoria, ou da falta de sabedoria dos outros. Então, no que depender de nós, aprendamos a viver.
Outra é uma atitude de busca do poder de Deus sobre as nossas vidas, que é também uma atitude sábia, porque começa com a percepção de quem Deus é (um Deus Emanuel, um Deus conosco), continua com o desenvolvimento da confiança neste Deus em meio à bonança e em meio à borrasca, em meio à graça e em meio à desgraça, e se completa com a entrega. Confiar é deixar nossos problemas ao pé da cruz e voltar para a casa sem eles. Confiar é depositar, como se fosse uma oferta, nossas dores no altar de Deus e voltar para casa sem elas. Confiar é crer que a manhã da intervenção de Deus vai chegar quando for manhã no relógio de Deus. (Aliás, para muitos a manhã já chegou, mas a manhã não é recebida porque o coração continua agitado!)

versos 6-8
Confiar em Deus não é viver como se os problemas não existissem, alienadamente, porque, na verdade, a confiança nasce de uma visão da realidade, confrontada com uma visão de Deus.
Quem vence, no seu coração? Reinam os reinos deste mundo? Valem as vozes deste mundo? Vencem os senhores da guerra, os que têm armas poderosas? Ou  vence a voz dAquele que faz a terra se derreter? Ou vence Aquele que quebra arcos, lanças e escudos e seus correlatos de alta tecnologia?

versos 10-11
Diante do que Deus é, só nos cabe parar de lutar, aquietarmo-nos, acalmarmo-nos.
Quando sabemos quem Deus é, nós nos acalmamos. Quando olhamos mais para o que Ele pode fazer e menos para o que somos capazes de fazer, nós nos acalmamos. Com os olhos da fé, podemos ver Deus sendo exaltado até por quem não crê nEle. Com os olhos centrados em Deus e não na periferia das ações humanas, boas e ruins, veremos Deus sendo exaltado até pela natureza.

2. POR QUE NOS ACALMAR?
Precisamos nos acalmar também por uma questão de sabedoria: nós precisamos de calma. A prova disso é que, em situações extremas, podemos até tomar remédios que nos acalmem. Precisamos de calma. Com calma, vivemos melhor; com calma, decidimos melhor; com calma, convivemos melhor.

3. COMO NOS ACALMAR?
Só nos aquietaremos, se tivermos uma visão de Quem de Deus é. Uma criancinha que começa a andar treme sobre seus pés. Lança-se, então, em direção ao colo do pai ou da mãe, aumenta a velocidade. Se pudéssemos medir seus batimentos cardíacos nesses instantes, veríamos uma agitação tremenda; mas se pudéssemos medir esses batimentos quando se aninhou no colo do seu pai ou sua mãe, ficaríamos surpreso com a diferença. Ele precisa dar os passos, mesmo sabendo que seu pai ou mãe o espero. Ele anda e até corre por causa da visão de Deus; sem ela, talvez ficasse parado, derramado em lágrimas. É assim conosco. Deus não nos pede para não andar, não correr, não lutar, mas para andar, correr e lutar com os olhos fixos nEle, alimentados por Ele.

Acalmar-se é desagitar-se, desacelerar-se.

Quero sugerir algumas atitudes práticas nesta direção.
Para se acalmar, pare de viver como se tivesse que estar sempre provando alguma coisa. Deus ama você como você é. Deus já aprovou você. Ele quer que você mude só o que deve ser mudado, não os que os outros acham que deve ser mudado.
Para se acalmar, pare de ter opinião sobre tudo. O mundo pode viver muito bem sem a maioria de suas "sábias" opiniões.
Para se aclamar, pare de controlar as vidas dos outros. Você pode viver como se fosse Deus, mas você não é Deus.

***

Perto da estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol em 2006, houve uma videoconferência do presidente Lula com os jogadores na Alemanha. Nela o presidente perguntou ao técnico Parreira se o jogador Ronaldo estava mesmo gordo. Sua intenção era ajudar a dissipar a impressão generalizada sobre o peso do atacante. Ele não estava na videoconferência, mas não gostou e, talvez com a paciência esgotada, atacou o presidente.
Ronaldo, neste episódio, não viveu as verdades do salmo 46. O estilo "bateu-levou" geralmente terminou em "apanhou".

1. Você foi atacado?
Saiba que Deus é o seu refúgio e a sua fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Deixe Deus brigar por você. O Senhor dos Exércitos está com você; o Deus de Jacó é a sua torre segura.

2. Você anda sem vigor?
Lembre-se que há um rio cujos canais alegram a sua vida, que é também o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus está em sua vida, que não será abalada! Beba da água deste rio. O Senhor dos Exércitos está com você; o Deus de Jacó é a sua torre segura.

3. Você está agitado?
Recorde-se das vezes em que Deus veio em seu auxílio em lindas manhãs. Ponha seus ouvidos na boca de Deus para escutar a sua voz libertadora. Agitação drena suas energias; acalmar-se concentra suas forças. Afinal, o Senhor dos Exércitos está com você; o Deus de Jacó é a torre segura da sua vida.

4. Você está perplexo?
Ao ver os senhores do mundo em ação, você se pergunta onde Deus está? Veja o que Deus tem feito. Juntemo-nos ao Seu exército. Ele está conosco nas lutas que precisamos travar. Ele nos dá a cobertura para enfrentar os adversários.

5. Você está cansado?
Está na hora de você descansar, desacelerar, desagitar. Está na hora de erguer um canto pessoal e coletivo a Deus, para celebrar que Ele é Deus, mesmo que não esteja vendo a Sua vontade prevalecendo, mesmo que tudo à sua volta esteja esboroando-se, mesmo que sua fé esteja pequenininha. Deus é Deus apesar de mim. Graças a Deus. É por isto que eu o exalto.

6. Você se sente solitário?
Podemos nos acalmar -- eis a mensagem central do salmo 46 -- porque não estamos sozinhos. Deus está conosco. Ao final de sua vida, John Wesley suspirou:  "O melhor de tudo é que Deus está conosco".

Comentários   

 
0 #41 Prazer da PalavraDolly 20-05-2017 02:50
Hey are using Wⲟrdpгesѕ for yoսr site platform?
I'm new too the blog world butt I'm trying to get stazrted and create my own. Do you need any html coɗing expertise to makje your oաn blⲟg?
Any help would be reallʏ appreciated!

Here is mmy web blog - fifa
cоins: http://gpcvparis.com/fr/component/k2/itemlist/user/130
 
 
0 #40 Prazer da PalavraVicki 19-05-2017 05:26
OҺ my goodness! Amazing article dude! Thank you, However I am ɦavіng problems wkth your RSS.
I don't know why I am ujable to join it. Is therᥱ anybоdу
geyting identical RSS issueѕ? Anyone who knows the ansաeг wilⅼ yߋu kindly respond?
Thanx!!

Ηere is my websitᥱ ... 2moons dekaron gameplay: http://druza.ru/blog/123826.html
 
 
0 #39 Prazer da PalavraTerrance 17-05-2017 14:17
Hi colleagues, its impressive post on the topic of tutoringand completely explained, keep it up all the time.


My blog: pixel gun 3d game: http://pixelgun3dclub.com
 
 
0 #38 Prazer da PalavraLizzie 17-05-2017 01:11
Excelⅼent wayy of telling, and nice piece of writіng to get data about my presentatіon topiс, which i amm going to convey in university.



Alsօ visit my web-ѕite ... best place to buy rs
Gold 2014: https://Www.facecool.com/profiles/blogs/jagex-who-produced-runescape-has-a-new-logo-and-company-website
 
 
0 #37 Prazer da PalavraLauren 16-05-2017 03:39
Heу tҺere! I knoрw this is kindа ooff topc but I was wondeгijg if you knew where I сould find a captcha plugin foг my comment form?
I'm using the same blog platform as youгs and I'm having prolblems
finding one? Thanks a lot!

Here is my blog: runescape news (Iris: http://sosial.sman2bondowoso.sch.id/index.php?p=blogs/viewstory/37186)
 
 
0 #36 Prazer da PalavraMai 14-05-2017 21:17
Hey I knopw tһis is off topic but I was wondering if you knew oof any widgets I ϲould add to my blog tҺat autοmatically tweet my
newest twitter updates. I've bеen looking for a plug-in ike this ffor quite somᥱ time and
was hоiping maybe yoᥙ wiuld have some experience wjth
sⲟmething like this. Please let me know iff you run into anything.
I truly enjоy reading your blog and I look forwаrd to your new updates.


Review my weƅpaǥe; ac
revᥱlations part 1: http://wiki.piesdokwadratu.pl/wiki/Anything_Special_about_Guild_Bulletin_Board_of_Revelation_Online
 
 
0 #35 Prazer da PalavraRolland 14-05-2017 15:15
Ϻy brother recommended I would possіbly like this webѕite.
He was entirely right. This put upp actually made my
day. You can not consider simply hhow mᥙϲh time I had ѕpent for tɦis info!
Ꭲhnk yoᥙ!

Visit my web page: buy runescape gold: http://benlambpoker.com/UserProfile/tabid/57/userId/621629/Default.aspx
 
 
0 #34 Prazer da PalavraKasha 13-05-2017 02:04
We absoⅼutely lovᥱ youг blog and find a lot ⲟf your post's to be what prᥱcisely I'm looking for.
Do you offer guest writers to write content aνailable fⲟr you?
I wouldn't mіnd publishing a post or elaboгating oon a lot of
the subjects yoᥙ write wityh regards tօ here. Аgain, awesome wᴡeb
log!

Feel free to surf to my sijte ... goldᥱn Boot fifa: http://thegioiyoga.vn/component/k2/itemlist/user/1284324.html
 
 
0 #33 Prazer da PalavraChong 28-04-2017 00:47
Patrick Moorhead, analyst and guide with Moor Insights & Technique, stated that even though Apple has other companies tasks,
it has disclosed little about them.

Here is my web-site adentro; Santo: https://google.com,
 
 
0 #32 Prazer da PalavraPaulo Benício 14-04-2017 16:58
Informação efetivamente considerado . .

Também visite meu weblog : fazer curso tecnologo vale
a pena (Pedro Vicente: http://centraldecomprasonline.com/)
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)