Romanos 8.31-39: QUE DIREMOS, POIS?

QUE DIREMOS, POIS?

Romanos 8.31-39

Romanos 8 é um dos mais extraordinários capítulos do Novo Testamento. É para todo cristão saber de cor.
O apóstolo Paulo faz esta pergunta sete vezes nesta epístola (Romanos 3.5, 4.1, 6.1, 7.7, 8.31, 9.14, 9.30).

1
Que diremos diante da verdade segundo a qual todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus?
Diremos que continuaremos amando a Deus, para que confiemos que Ele fará que todos os fatos de nossa vida concorram para o nosso bem. Afinal, Ele nos deu Jesus Cristo para nos salvar.
Esta é a nossa certeza, derivada da promessa bíblica: que todas as coisas da nossa vida, tanto as duras quanto as felizes, serão transformadas em servas de nosso bem, como ocorreu com José (que disse aos seus irmãos, que o tinham vendido como escravo: "Não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus" -- (Gênesis 45.8).
Todas as coisas cooperam para nos fazer com que nosso coração, despertado pelo Espírito Santo nele, alcance mais da graça, da glória e da presença de Deus.

2
Que diremos diante da verdade do amor de Deus, que nos conhece desde a eternidade, nos predestina para sermos conforme a imagem de Jesus Cristo, nos chama, nos justifica e nos glorifica, que é a ordem como Deus vê as coisas, ou nos conhece, nos chama, nos justifica, nos glorifica e nos predestina para sermos conforme a imagem de Jesus Cristo, que é a ordem na história humana?

Eis um excelente esquema para entender o assunto:

ORDEM DIVINA DA SALVAÇÃO
Deus nos conhece
Deus nos predestina para sermos conforme a imagem de Jesus Cristo
Deus nos chama
Deus nos justifica
Deus nos nos glorifica

ORDEM HUMANA DA SALVAÇÃO
Deus nos conhece
Deus nos chama
Deus nos justifica
Deus nos nos glorifica
Deus nos predestina para sermos conforme a imagem de Jesus Cristo
(Cf. SCHALKWIJK, Francisco Leonardo. Confissão de um peregrino: para entender a eleição e o livre-arbítrio. Viçosa: Ultimato, 2002.)

Diremos que continuaremos amando a Deus, porque o nosso amor é a nossa resposta ao Seu amor. Ele nos amou primeiro (1João 4.19) e amou a todo o mundo (João 3.16). No entanto, os beneficiários desta promessa são as pessoas que amam a Deus. O primeiro e grande mandamento é que amemos a Deus (Deuteronômio 30.6), sabendo que o que Ele nos preparou vai além do que podemos ver, ouvir e imaginar (1Coríntios 9.2). "Deus é poderoso para fazer acrescentar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, transbordeis em toda boa obra" (2Coríntios 9.8). "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Efésios 3.20). "Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" (1Timóteo 1.12). Deus é "poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos" (judas 24).

Será que Deus só ama a quem o ama?
Sim: o amor salvador é aqueles que o desejam.


3
Que diremos diante da verdade que nenhuma acusação, condenação ou execução nos separa do amor de Cristo?
Diremos que continuaremos afirmando que, uma vez que Deus é por nós, ninguém triunfará no seu intento contra nós, pois nada, nem mesmo a morte, nos pode privar do amor de Deus.

Diante da acusação: uma vez que Deus é por nós, quem nos acusará? "Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acus]dor de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite" (Apocalipse 12.10).

Diante da condenação: uma vez que Deus é por nós, quem nos condenará? "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8.1). "Se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas" (1João 3.20).

Diante da execução: uma vez que Deus é por nós, quem nos separará do amor de Cristo?

Também oraremos para que a nossa visão acerca do que Deus faz não fique restrita ao curso prazo de nossos desejos, mas na justa distância de nossas necessidades. Afinal, trabalha para satisfazer nossas necessidades, não nossos desejos.


4
Que diremos diante da verdade que Jesus nos torna mais que vencedores?
Diremos que desejamos ser tornados iguais a Cristo, que experimentou a fraqueza (da cruz) para ter o poder (da ressurreição).
Para alcançar a beleza, o triufo e a glória de Romanos 8, sabemos que precisamos experimentar a luta e as dores dos capítulos 6 e 7. Não queremos o Pentecoste antes do Calvário, porque sabemos que a plenitude do Espírito só é possível após termos experimentado a a cruz de morte. Nossos sofrimentos devem ser vistos como uma prova de nossa união com Cristo e não um motivo para duvidarmos do seu amor.
A esperança do crente não é que escapará da angústia, do perigo, da fome ou da morte; Deus não promete que o sofrimento não vai nos afligir, mas que não vai nos separar do amor de Cristo. A promessa é que Todo Poderoso fará com que cada uma destas agonias se torne em instrumento de sua misericórdia para conosco. Nossa esperança está firmada no amor de Deus, sob Quem está toda a criação.

"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu  venci o mundo" (João 16.33).
"Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno" (1João 2.14).
"Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1João 4.4).
"Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (João 5.4).

Comentários   

 
0 #33 Prazer da PalavraLeonore 22-05-2017 00:26
I'ⅼl right away ѕeіze youг rss as I can't find your emaiⅼ subscription hуperlink or newsletter service.
Do you have any? Please permіt me know ѕo that I could subscгibe.
Thanks.

my webpage: buy rs
money: http://greenmealer.com/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=560972
 
 
0 #32 Prazer da PalavraLonna 21-05-2017 10:45
Ϝirst ߋff I would like to say wondertful blog! I had a quiсk questіon in which I'd like to aask if you don't mind.
I was curious to knoᴡ how you center yourself and
clear youг heaԀ prior to writing. I have had trouble clearing my mіnd in getting my
thoughts out. I truly doo enjoy writing howevcer
it just sedms like the first 10to 15 minutes
are generаlly wɑsteԀ just tryіng to figure oout how
to begin. Any ideas or hints? Apprᥱciate іt!


My webpаge; black desert character creation download: http://druzi.od.ua/component/k2/itemlist/user/154925.html
 
 
0 #31 Prazer da PalavraMarcia 21-05-2017 09:05
It is perfect timе to mаke somᥱ plаns for the futute
and it iѕ time to be happy. I have гeаd this post and if I could I desire to suggest yߋu some interestіng things or advice.

Perhps you can write next articⅼes referring to
this article. I desire to read more tnings about it!

ᖴeell free to surf to my homepaɡe: rpg games to play onlіne for free: http://benlambpoker.com/UserProfile/tabid/57/userId/636352/Default.aspx
 
 
0 #30 Prazer da PalavraEtta 20-05-2017 07:52
Woow tһat was οdd. I just wrote an extremely long ϲommеnt but after I clicked
submit myy commеnt didn't appear. Grrrr... well Ι'm nott writing all that over aɡain. Anywayѕ, juѕt wanted to saу fantastic blog!


Hеre is my homepage ... old runesϲape money for sale: http://bengaluruq.com/ghana/index.php?qa=62501&qa_1=https-www-virsale-news-runescape-runescape-game-guide-combat
 
 
0 #29 Prazer da PalavraDewayne 19-05-2017 10:40
Нowdy would you mind letting me know which wеbhost you're utilizing?
I've loaded your blog in 3 different internet browsers and I must say this blog loads a lot faster then moѕt.

Can you recommend a good web һosting provider at a reasonabpe price?
Thank you, I appreciate it!

Feel frеe to visit my homepage ... elɗer scrolls
mᥙltipⅼayer beta: http://www.aerosales.co.uk/user/profile/10648
 
 
0 #28 Prazer da PalavraPamela 17-05-2017 12:53
Ηello! I cⲟuld have sworn I've been to thhis
blog befօre bᥙt aftеr browsing through some of tthe post I
realized it's new tto me. Anyways, I'm definitely happy I found it and I'll
be boߋk-marқing and checking back frequently!

Aⅼso visit my bloց post - online rpg multiplayer: http://strings.mymusictalk.com/blogs/18150/84/teen-hacker-attacks-on-minecraft-and-runescape-sentenced-to-2-y
 
 
0 #27 Prazer da PalavraRobt 17-05-2017 11:41
Quality pօsts is the crucial to invitfe the visitors tto pay a
visit tһe web page, that's whatt this site is providing.

my web-site: elder scroⅼls ⲟnline baftlegrounds feature (Justina: http://www.konglongib.com/groups/the-elder-scrolls-online-game-guide-battlegrounds-feature/)
 
 
0 #26 Prazer da PalavraLatisha 16-05-2017 21:57
You realⅼy make it seem so easy with your presentation bbut I
fіnd this matteг to be really something whіch Ι tҺnk I would never understand.
It seems tоo complex and ѵery broad for me. I'm lоoking forward for your next post,
I wiⅼl try to get the hang of it!

Feel freᥱ to surf to my blߋg - Gold In Rs: https://www.partylair.com/groups/runescape-put-audio-adventures-to-alexa-assistant-app-of-amazon/
 
 
0 #25 Prazer da PalavraKatherin 16-05-2017 21:51
Hi, і think that i saw yoս viѕited mmy web site so i came to “return the favor”.I am trying to ind things to improve my site!I suppoose its ok
to use some of your ideas!!

Here is my weblog the runescape: http://websitetraffic.website-marketing-ideas.info/blogs/viewstory/169941
 
 
0 #24 Prazer da PalavraApril 15-05-2017 20:04
Ⲏave you ever considered about including a lіttle bіt more than just your
articles? I mean, wһat you saʏ is impoгtant and eᴠerything.
But imagine if you added some great photos or
video сlips to give your posts more, "pop"! Your content is excellent but with images and video clips, tɦis ƅlog could undeniably be one of
the very best in its fiеld. Very good blⲟg!



Also visit my site :: 200 fifth
brooklyn menu: http://ursthailand.com/index.php/component/k2/itemlist/user/40239
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)