1 Coríntios 1.18-25: A MENSAGEM DA CRUZ (Alcenir Anselmé da Mota)

“Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” (1 Co 1:18-25 )

John Stott afirma que a escolha que os cristãos fizeram da cruz como símbolo da sua fé é tanto mais surpreendente quando nos lembramos do horror com que era tida a crucificação no mundo antigo. Como poderia uma pessoa de mente sadia adorar como deus um homem morto, justamente condenado como criminoso e submetido à forma mais humilhante de execução? Os cristãos poderiam ter escolhido a pomba, que foi o formato do Espírito Santo quando desceu do céu no batismo de Jesus, como símbolo do cristianismo, o cálice onde Jesus tomou a última ceia com seus discípulos, a estrela que brilhou ao nascer Jesus,  a manjedoura onde o bebe foi posto, o tumulo vazio,  um peixe ou mesmo o pão, elementos presentes na grande multiplicação. Mas resolveram escolher a cruz, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Gandhi em 1894, quando trabalhava na África do Sul escreveu:“Eu poderia aceitar a Jesus como mártir, uma incorporação do sacrifício, e um mestre divino, mas não como o homem mais perfeito que jamais existiu. Sua morte na cruz foi grande exemplo para o mundo, mas que ele contivesse algo parecido como uma virtude misteriosa ou miraculosa, meu coração não poderia aceitar.” Para Gandhi a Cruz não tinha uma mensagem especial.

A crucificação era a pena capital no mundo romano, Jerônimo de Belém menciona que das mãos de Nero o apóstolo Pedro recebeu a coroa do martírio, tendo sido cravado numa cruz com sua cabeça virada para a terra e seus pés levantados para o alto, ao afirmar que era indigno de ser crucificado semelhantemente ao seu Senhor. Muitas outras pessoas sofreram as dores da crucificação, Jesus foi crucificado entre dois malfeitores, homens maus que estavam tendo a mesma morte de cruz de Jesus. Mas a morte do Filho de Deus tinha algo de diferente, ela trazia consigo uma mensagem para humanidade; a mensagem da cruz.

Paulo escrevendo a igreja de Corinto faz uma declaração que deve ter feito muita gente refletir sobre sua conduta diante da cruz de Cristo. Afirma o apostolo que a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. A mensagem da cruz faz uma divisão clara entre os homens. Li recentemente um artigo publicado numa revista semanal, onde o autor dizia que o inferno não existia, que Deus era amoroso e não teria coragem de mandar ninguém para perdição eterna. Que Deus é amoroso eu não tenho dúvidas, tanto que:"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” (João 3:16-18) Não é Deus quem condena o homem, mas o próprio homem se condena ao não compreender a mensagem da cruz. Para algumas pessoas não faz sentido crer em um Deus que não pode salvar a si mesmo.

Lucas conta a história de dois homens que foram crucificados ao lado de Jesus:“Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! " Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal". Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino". Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso". (Lc 23:39-43) A história desses homens resume o significado da cruz para a humanidade. Para um, o Cristo crucificado era sinal de fraqueza, impotência, incapacidade, fragilidade, fracasso, vexame, vergonha, escândalo e loucura. Mas para o outro, o Cristo crucificado, foi a oportunidade de mudar o seu destino, a única esperança, o redentor, o salvador, foi a chave da porta do paraíso, foi o poder de Deus.

Citando o profeta Isaías:“Por isso uma vez mais deixarei atônito esse povo com maravilha e mais maravilha; a sabedoria dos sábios perecerá, a inteligência dos inteligentes se desvanecerá". (Isaías 29:14) O apóstolo afirma que Deus destruirá a sabedoria dos sábios e rejeitará a inteligência dos inteligentes. Continua sua fala questionando onde se encontra o sábio? o erudito? O questionador desta era? Pessoas que se achavam tão inteligentes que não conseguiam enxergar sentido na mensagem da cruz. Para essas pessoas, que se achavam autossuficientes, Paulo alerta que Deus havia tornado louca a sabedoria do mundo, visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana. Somente pela razão o homem não consegue chegar a Deus.

Fico imaginando o apostolo Paulo nesse instante da sua fala, podendo olhar dentro dos olhos dos seus leitores e dizendo: Em função da incapacidade do homem natural compreender a mensagem da cruz, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos e os gregos procuram sabedoria, nós porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. Paulo sabia do que estava falando, pois  foi alcançado, quando vagava perdido em sua sabedoria apreendida aos pés de Gamaliel, pelo Cristo crucificado. Aquele que perseguia aos seguidores da cruz, passou a ser perseguido por seu amor a mensagem da Cruz.

A mensagem da cruz para o apostolo Paulo:

1- TEM AMOR
-”Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.” (Rm 5:8-11)

2- TEM VIDA
-”Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.”(Cl 2:13-15)

3- TEM RECONCILIAÇÃO E PAZ
-”Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.” (Cl 1:19-20)
-Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. (2 Co 5:18-19)

4- TEM SALVAÇÃO
-”Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". (Gl 3:13)
-”A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.” (Gl 1:3-5)
-”Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.” (Rm 4:25)

5- Tem Esperança
-”Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.” (Rm 6:8)
-”Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.” (1 Co 11:23-26)

6- TEM DECISÃO

-”Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.”(1 Co 2:2)
-”Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.” (Gl 6:14)
-”Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gl 2:20)
  Eugene Peterson parafraseando o profeta Isaías escreve sobre a mensagem da cruz: “Quem creu no que pregamos, no que ouvimos e vimos? Quem poderia ter imaginado que o poder libertador do Eterno seria assim? O servo cresceu diante de Deus, uma muda mirrada, uma planta atrofiada num campo ressecado. Não havia nada de atraente nele, nada que nos levasse a olhá-lo com atenção. Ele foi desprezado e ignorado, um homem que sofreu, que conheceu a dor por experiência própria. Bastava olhar para ele, e as pessoas se afastavam. Nós olhamos para ele com desprezo, pensamos que era escória. Mas o fato é que ele levou nossas doenças, nossas deformidades, tudo que há de errado em nós. Pensamos que ele era culpado de tudo isso, que Deus o estava castigando por sua culpa. Mas foram nossos pecados que caíram sobre ele, que o feriram, dilaceraram e esmagaram; nossos pecados! Ele recebeu o castigo, e isso nos restaurou. Por meio das feridas dele, somos curados. Somos como ovelhas que se desviaram e se perderam. Cada um de nós fez o que quis, cada um escolheu um caminho próprio. E sobre ele o Eterno descarregou todos os nossos pecados, tudo que fizemos de errado.   Ele foi afligido e torturado, mas não disse uma única palavra. Como a ovelha que é levada ao matadouro ou o cordeiro para ser tosquiado, ele aceitou tudo em silêncio. A justiça falhou, e ele foi levado; alguém de fato sabia o que estava acontecendo? Morreu sem pensar no próprio bem-estar, golpeado e sangrando pelos pecados do meu povo. Eles o sepultaram com os maus, e o jogaram num túmulo com os ricos, embora nunca tivesse feito mal a ninguém ou dito uma palavra que não fosse verdade.   Mas era o que o Eterno tinha em mente desde o início: esmagá-lo com sofrimento. O plano era que ele se entregasse como oferta pelo pecado, para que assim visse o fruto disso: vida, vida e mais vida. E por causa dele o plano do Eterno se realizará. Daquela terrível angustia da alma, ele verá que valeu a pena e ficará feliz por tudo que fez. Por meio do que ele experimentou, esse justo, meu servo, produzirá muitos “justos”, visto que ele mesmo carregou o peso dos pecados deles. Por isso, eu o recompensarei generosamente, com o melhor de tudo, a mais alta honra, porque ele encarou a morte e não recuou; porque ele se ajuntou à companhia dos marginalizados. Ele tomou sobre os ombros os pecados de muitos e assumiu a causa de todos os culpados.”
  A cruz é um paradoxo. A aparente derrota, humilhação e dor, na verdade, resultam em vitória, glória e alegria. Jesus não fora subjugado pelos romanos, como pensaram os sacerdotes e escribas, mas semeara as sementes do amor, vida, paz, salvação e esperança. A mensagem da cruz é loucura para muitos porque, em oposição ao que o mundo diz: “Há vários caminhos para salvação do homem”, a mensagem da cruz grita em alta voz, que somente através da cruz de Cristo o homem tem os seus pecados perdoados e vida eterna com Deus.

plugins premium WordPress