Colossenses 2.6-10: CRISTO E CULTURA (notas)

CRISTO E CULTURA (notas)
Colossenses 2.6-10

Nota-se uma certa vergonha de se ser cristão.

1. O cristão é aquele que recebeu Cristo (verso 6a).
O cristão é aquele que recebeu Cristo no seu no coração (vontade, emoção, razão). É aquele que deixou Jesus ser senhor do coração.

Quando recebemos Cristo, recebemos seu perdão, contido na sua morte em nosso lugar.
Quando recebemos Cristo, recebemos a sua filosofia de vida, contida na Palavra de Deus. Este recebimento acontece na mente e no coração.

Não somos mais senhores de nós mesmos.

2. O cristão é aquele que procura andar segundo o ensino de Cristo (verso 6b-7).
Para andar (viver) com Cristo, o cristão precisa se instruir. Andar com Cristo é ser enraizado por Cristo. É deixar que Ele faça raízes na sua vida. É adotar a sua filosofia de vida.

Precisamos de instrução, de filosofia, de teologia, de conhecimento bíblico. Isto parece uma contradição, porque Paulo condena a filosofia.  Parece, mas não é. Toda a sua produção é filosofia, é pedagogia, é teologia. Toda a sua produção visa ajudar os cristãos a trilharem um caminha sólido.

3. Para andar com Cristo, o cristão trava uma guerra espiritual, na qual não está sozinho (versos 8).

Há um sistema de valores, a que Paulo chama de filosofia (o único uso da palavra na Bíblia), que quer ser entronizada como absoluta. Hoje, deveríamos chamá-la de cultura. Não está apenas nos livros. É aquilo, por exemplo, que a Escola de Frankfurt chama de “indústria cultural”.

A cultura quer enredar (raptar) a consciência do cristão (Tende cuidado). Quer comprar a sua consciência crítica. Quer entorpecê-lo.

É por isto que Paulo chama a este sistema de “filosofia vãs e enganosas”. Vãs e enganosas” porque pretendem  ser vistas como mistério, como transcendência. Paulo não é contra a filosofia (a única vez que a palavra aparece no Novo Testamento), mas contra a filosofo-latria, nem contra a razão, mas contra uma racio-latria.

São todas tradições humanas, isto é, conjunto de afirmações que negam a verdade revelada, bíblica. A igreja também pode construir tradições humanas, que contrariam a verdade revelada.
Esses sistemas se apresentam como princípios elementares. No contexto de Colossos, são os ensinos que pregam, por exemplo, o culto aos anjos como superiores a fé em Cristo. São sedutores, mas levam ao engano; produzem desilusão. Hoje continuam presentes em formas de astrologia e outros esoterismos, que negam a experiência da conversão.

Este sistema ameaça a liberdade do homem, mesmo que em nome dela. A proposta de Cristo é a liberdade, que é a que está em jogo.

4. O cristão é aquele que tem a Cristo como sua cabeça (versos 8-10)
Receber a Cristo significa conhecê-lo. Não há como receber a Cristo sem o conhecer.
Receber a Cristo significa recebê-lo como Senhor. “Senhor”, este é o título de Jesus.
Ele é Senhor de nossa mente, de nosso bolso, de nosso caráter, de nossos relacionamentos.
Não somos mais senhores de nós mesmos.

Cristo deve ser o cabeça da cultura
Ele não é mais uma força do universo ou da cultura, mas a força. Deus encarnado.

Não há necessidade de o cristão ficar prestando homenagem aos rudimentos do mundo, porque Cristo é maior que tudo isto.
Ele é a plenitude do cristão.

plugins premium WordPress