O silêncio de Deus (1Reis 19)

alt

Diante da crueldade do mundo, experimentamos muitos sentimentos, como indiferença, indignação e medo. Depois de uma extraordinária sucessão de vitórias, o profeta Elias viu o mundo desabar, quando o poder governamental se pôs a persegui-lo ferozmente. Ele ficou com medo.
Como Elias, podemos ficar com medo diante do que nos pode acontecer. Todos podemos ter esta experiência. Em lugar de se voltar para Deus, Elias saiu em busca de soluções próprias, correndo de um lado para o outro. Ele fugiu para bem longe do problema, como se isto fosse resolver. Fugir jamais resolve.
Além de medo, Elias sentiu pena de si mesmo. Em sua autocomiseração, passou a se achar perseguido, o que era verdade, e a se sentir sozinho, o que não era verdade. Havia Obadias. Havia Eliseu. Era sete mil a minoria dos que estavam ao seu lado.
Em seu desespero, Elias achou que Deus também não estava ao seu lado. Eram outras as evidências, mas o medo o impediu de ver a ação de Deus. Quando um mensageiro divino o animou e lhe indicou o alimento que lhe traria forças para continuar caminhando e vivendo, Elias não atribuiu o fato à providência de Deus. Apenas se levantou, comeu e voltou a andar, como um andarilho. Deus nunca está silencioso, embora possa até não falar. Um pão aparece no meio da selva. Quem o mandou, senão Deus?
Elias chega a uma caverna, um lugar de descanso e de refúgio, como um esconderijo. A policia podia estar por perto. Na escuridão da caverna, Elias imagina o fim, na verdade, Elias almeja o fim. Chega de fugir. Chega do silêncio de Deus. Chega de injustiça.
Deus, então, fala, agora de modo mais claro.
Deus diz a Elias que ele não precisava fugir.
Deus diz a Elias que ele não era o único que o levava a sério. Havia muitos outros também, alguns também escondidos.
Deus diz a Elias que que ele poderia ser encontrado em qualque lugar, e não apenas no monte onde se encontrara com Moisés tantos séculos antes. Todo lugar é sagrado porque Deus está em todos os lugares. Não é preciso subir montes, com pesos às costas, para se encontrar com Deus. Ele está nos montes, nos vales, nas cavernas. Ele está onde é procurado.
Deus diz a Elias que não se importava com as queixas, embora impróprias, de Elias. Deus toma queixas, mesmo as impróprias, interpreta e intervém. As queixas de Elias era um pedido de socorro. Há pedidos de socorro bem formulados e há pedidos equivocados, mas são o que são: pedidos de socorro. Ouvi de um pastor a seguinte história: uma senhora, membro da igreja e afastada por algum tempo das reuniões, escreveu uma carta pedindo em caráter irrevogável sua saída (exclusão) da Igreja. Segundo as práticas previstas, reunida em assembléia, a igreja atendeu o pedido. Alguns dias depois, o pastor ligou para a senhora:
-- Irmã, estou lhe ligando para dizer que seu pedido, como era em caráter irrevogável, foi atendido pela assembléia da igreja.
A resposta foi:
-- Ô, pastor, o senhor não entendeu nada. Aquela carta era um pedido de ajuda.
Deus não é como pastores equivocados. Ele conhece o que vai dentro de nós, mesmo que não saibamos comunicar a nossa dor.
Deus fala. E não fala necessariamente como imaginamos que fale. Ele não falou no furacão. Não falou no terremoto. Não falou no fogo. Deus não precisou de nada fabuloso e sensacional. Sua voz não precisa disto. Ele falou no silêncio. Depois daqueles fenômenos, aconteceu outro: um cicio (brisa) suave e tranqüilo. Furacão, terremoto e fogo impõem medo. Deus não impõe medo. A brisa comunica o fim dos problemas e das dificuldades. Brisa é bonança, após a tempestade. Então, e só então, Deus falou.
E quando falou, Deus mostrou a Elias que ele era amado e que que a sua vida seria ainda muito relevante, dando-lhe uma série de importantíssimas tarefas.
Deus fala!

ISRAEL BELO DE AZEVEDO
 

Comentários   

 
+1 #8 O silêncio de Deus (1Reis 19)Alanna 21-04-2017 04:09
These are the men who will show the pilots where to land.

Here is my weblog - scheme: https://google.com
 
 
+1 #7 Belo textoAnônimo 09-05-2015 19:18
Belo texto. Simples, linguarem acessível. Ótimos paralelos entre aquela situação de Elias e a que podemos enfrentar nos dias de hoje.
 
 
+1 #6 Belo textoAnônimo 09-05-2015 19:17
Belo texto. Simples, linguarem acessível. Ótimos paralelos entre aquela situação de Elias e a que podemos nos dias de hoje.
 
 
+1 #5 Deus nos ama, protege e abençõa.luany 18-07-2014 09:22
ele olha nossa fraqueza, nossa falha, nosso desanimo... e depois ele agi de acordo com o QUERER DELE, pois ele quer o melhor para o seus filhos. por isso que a cada dia eu quero viver com esse MEU DEUS.
 
 
+1 #4 sousa da fonsecadulcineia 21-02-2014 17:01
o profeta elias era um homem como cada um de nos sujeito a sentimentos como tristesa desanimo e medo precisava de ter suas forças renovada ser fortalecido e alimentado logico que elenao poderia permanecer na caverna mais Deus o alimentou se fez presente na vida dele e mostrou pra ele que ele nao estava so assim somos nos na nossa caminhada Deus nao nos deixa so mesmo em situaçao dificil ele esta conosco nos dando um novo animo !
 
 
+3 #3 A força q vem de DEUS>>>>>...... .....Guest 09-05-2012 20:49
obrigado deus por me fazer continuar a caminhada , pela força q vem de ti senhor ... me dar um novo coração
 
 
+3 #2 A Caverna de refugioGuest 26-09-2010 21:36
As vezes não encontramos forças para reagir as pressões cotidianas. Nos refugiamos e temos medo de reagir.
A caverna torna-se então um esconderijo, temos medo pois perdemos a confiança em Deus, diante de um mundo materialista e de Lideres não cristãos em ditar regras e leis a serem seguidas por nós.
MAIS MAIOR É O QUE ESTA EM CADA UM NÓS, DO QUE O REINADO QUE ESTA NESTE MUNDO.
JESUS É O SENHOR DE NOSSA VIDA.
 
 
+4 #1 Sair da caverna é difícilGuest 26-09-2010 19:35
Quando a caverna é muito profunda e escura, o caminho a percorrer para sair dela longo e os obstáculos difíceis de transpor, sair dela é muito difícil...
Ouvimos mutos sons, muitas vozes, mas a voz suave de Deus demora a chegar e ser identificada. O que fazer? Quanto tempo esperar? Só sei que sozinho é complicado.
Deus nos ajude e nos guie em nosso caminho!
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: option
    [file] => /home/praze123/public_html/libraries/joomla/environment/uri.php
    [line] => 408
)