Um divorciado cristão pode se casar de novo?

Ouvi recentemente que o número de divórcios no meio evangélico aumentou exorbitantemente e que este tem sido um dos principais argumentos de descrédito notado por pessoas de outras religiões. Daí comecei a pensar no assunto e estava procurando matérias sobre divórcio na net e achei esta: http://www.itacuruca.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=85&Itemid=46
Li o texto e a argumentação sobre "exceções à indissolubilidade" e o acréscimo da permissão para RECASAMENTO MESMO COM O CÔNJUGUE VIVO.
Só que em todas as passagens citadas não consegui entender que exista liberação para recasamento se o cônjugue ainda vive, nem de Jesus, nem de Paulo.

No capítulo 19 de Mateus:
"Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher'? e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
Perguntaram eles:
-- Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" 

(Esta pergunta confirma que eles, assim como eu, entenderam que Jesus defendia a tese de que "Para Deus não existe divórcio!")

"Jesus respondeu:
-- Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério"

(Aqui Jesus não libera o divórcio; antes, faz um grave alerta para quem se divorcia.)

Outro texto:
"Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mateus 5.31-32).

O "exceto por imoralidade" pode estar ligado a "se torne adúltera" ou " estará cometendo adultério" (futuro), ou seja, "a menos que já seja adultero(a) irá se tornar adultero ao recasar", no caso de já ser adúltero, mesmo que não case novamente, continuará sendo adúltero.
Li que alguma coisa dizendo que "porneia" também pode estar ligado a quebra do noivado por fornicação.
Em todo caso, o contexto e a coerência com as palavras de Jesus e as passagens bíblicas relacionadas à casamento não me permitem nem imaginar Jesus dizendo: "Para esta determinado caso, você pode divorciar e recasar sim, Eu permito, e o Pai aceitará e o abençoará muito. Será da vontade dEle que você se separe em casos assim".
Resumindo, uu (e admito que posso estar profundamente enganado) entendi assim :
"O que Deus uniu, ninguém separe!!! O coração de vocês é terrivelmente duro, chegam ao ponto de repudiarem seus cônjugues! Mas atenção, cuidado: Com ou sem carta de repúdio vocês vão se tornar adúlteros ao recasarem. O mesmo vale para quem casar com o cônjugue repudiado, se é que o pecado sexual já não ocorreu."
Estou muito errado?

UMA RESPOSTA

A argumentação está bastante sólida e é bem aceitável. Quando, no entanto, somos colocados diante de algumas situações, temos que deixar a Bíblia ou entendê-la. Ilustro: uma senhora tem uma filha e descobre que o seu marido abusa sexualmente da menina. Ele nega. O pastor dela diz que o casamento é para sempre e não pode se separar. Acontece que ela precisa defender sua filha. Então, contrariando o seu pastor, ela denuncia o marido à polícia e se separa. Não poderá nunca mais se casar?

Vejamos um outro caso: o marido espanca a esposa, porque aprendeu que este é o padrão, com o pai que também agia assim. Durante muito tempo, ela acredita que o marido vai se recuperar. Como não se recupera e cansada dos hematomas e da vergonha, desiste do casamento. Não poderá nunca mais se casar?

Se essas duas mulheres não puderem se casar, estarão recebendo duas puniçoes: uma das homens (sórdidos, com quem se casaram) e outra de Deus.

Então, temos que voltar a Bíblia. Foi o que eu fiz no estudo referido. Ao voltar à Bíblia, eu me encontro com o Deus da vida, que inventou o casamento, para a felicidade dos seus membros. O casamento é como o sábado: é uma instituição, que não está acima do homem, diferentemente do que pensavam os fariseus. 

Lendo Marcos, noto como o assunto entrou na pauta. Jesus tira o foco da lei, que era boazinha para os homens e péssima para as mulheres, e põe no coração. É como se dissesse: "Moisés disse isto por causa da dureza do coração de vocês, que ficam procurando brechas na lei. O mais importante do que Moisés disse é que o casamento é para sempre. Este é o ideal de Deus, quando projetou a união conjugal".

Jesus estava mais uma vez defendendo os oprimidos, no caso as mulheres. Este é o centro do texto. Ele não está falando sobre divórcio, mas mostrando o que os homens faziam com suas mulheres.

Meus outros argumentos estão no texto.

Evidentemente, respeito sua posição, mas é assim que leio a Bíblia, buscando a intenção do seu Autor, além da letra, que mata. 

Comentários   

 
#506 Diga n ao divórcioLiliane 23-08-2016 10:18
tudo sobre permanecer firme em umpropositohttp ://salvarcasame nto.com/?ref=L4 771056V
 
 
#505 Diga n ao divórcioLiliane 23-08-2016 10:16
saiba mais, sobre o plano de Deus, que é permanecer em um casamento saudável e feliz!!http://s alvarcasamento. com/?ref=L47710 56V
 
 
#504 separaçãoKah 22-08-2016 23:20
Gente quem puder me responder por favor responda aqui (11997409626).
Gente eu batizei na congregacao e tals e casei fique 3 meses casada e so separei de corpos porque ele me batia, nao ia trabalhar e ACHO que me traia enquanto eu ia estudar e quando ele dizia que ia procurar emprego. Entao se eu pedir o divorcio eu poderei casar? Ou eu nao posso por conta deu ter so apanhado dele?
 
 
#503 Cuidado para não adicionar fardos aos irmãosjorge 12-08-2016 16:12
Deus considera o casamento vital. Essa instituição veio antes mesmo da religião. Para dois cristãos só é permitido o divórcio se uma das partes cometer adultério e a vítima não perdoar. Como essa decisão, essas pessoas que não possuem o dom de ficarem solteiras, e por isso mesmo eram casadas e agora são divorciadas, podem encontrar felicidade com outros cristãos. Quem somos nós para dizer que elas não podem se casar novamente, se houve razão bíblica para isso? Mateus 19:8,9
 
 
#502 Cuidado para não adicionar fardos aos irmãosjorge 12-08-2016 16:08
Deus considera o casamento vital. Essa instituição veio antes mesmo da religião. Para dois cristãos só é permitido o divórcio se uma das partes cometer adultério e a vítima não perdoar. Como essa decisão, essas pessoas que não possuem o dom de ficarem solteiras, e por isso mesmo eram casadas e agora são divorciadas, podem encontrar felicidade com outros cristãos. Quem somos nós para dizer que elas não podem se casar novamente, se houve razão bíblica para isso?
 
 
#501 DIVORCIOReginaldo Dantas 12-08-2016 02:24
Os homens preicuram interpretações para fazer conforme o desejo do seu coração . Leia a bíblia no espirito que,DEUS dará direção.
Entenda que a palavra é verdade e as vezes machuca por toca naquilo que achamos ser certo .
(Felicidade não se encontra ,se constrói, e a base da felicidade é a verdade
 
 
#500 DivórcioFlávio 11-08-2016 08:45
Se existe adultério pode um repudiar o outrem e assim se separá.. Mais se casar com outra na lei do homem vc estará casada ,sendo desquitada e ponto para te uma nova história.

Só que nos planos de Deus e do Senhor Jesus Cristo você estará cometendo adultério.Porqu e só pode se casar novamente se amplas às partes forem viúvos..

Agora a escolha é de cada um seguir a lei do homem ou a lei do Senhor..
 
 
#499 Preciso saberKarina 11-08-2016 05:53
Eu me juntei com meu namorado, e desde então tivemos uma vida como de casados. Eu aceitei o evangelho um ano depois de estarmos juntos e ele já tinha aceitado há uns 5 anos, mas errava muito e até se afastou por uns tempos, mas enquanto esteve comigo, já tinha voltado novamente. Viviamos de igreja e igreja. Ele mudava fácil e era músico. Um dia fomos fazer parte de uma igreja e lá ele conheceu uma tecladista que também era dirigente do grupo de gestos e foi consagrada pelo pastor a missionária. Ela era casada, e o casamento foi realizado até nessa mesma igreja, e ela já tinha uma filha de outro relacionamento, e uma do casamento. Só que meu companheiro e ela além de serem amigos do grupo de louvor da igreja, quiseram ficar de contatos pelo WhatsApp varias vezes ao dia e por muito tempo e queria que todo mundo aceitasse. Houve muitos conflitos por causa disso e acabou ele querendo me deixar por ela, e hoje eles estão juntos. Isto está certo? Eles poderão se casar normal um dia?
 
 
#498 Por imoralidade sexual podeFeno 08-08-2016 05:21
Aquele(a) que ja foi casado pode casar-se de novo somente se sofreu o adulterio, aliança quebrada, esta jurada diante de Deus.com base em Mt.19
 
 
#497 sou solteira???Any 03-08-2016 22:20
Olá amigos, vejo que têm alguns que entendem de fato as escrituras e gostaria de saber se podem me ajudar em uma questão que está roubando meu sossego.
E o seguinte preciso saber se perante Deus sou considerada solteira ou não?!
O fato é este atualmente estou separada do pai da minha filha, mas 7 meses.
Fomos casados por 8 anos no cívil e no religioso (assembleia de Deus) e a nossa vida até então havia sido um inferno...
Mas antes de nos casarmos, no cívil/religioso moramos juntos por um período de 5anos e meio e nesse tempo fiquei grávida da nossa filha que hoje tem dez anos.
Mas agora é que vem a questão toda ele mesmo morando comigo estava casado com a primeira mulher no cívil e no religioso ( igreja católica) e eles tem uma filha de 22.
Daí ele divórcio dela e casamos.
A minha DÚVIDA é:
O casamento deles tem valor perante DEUS (pois foi feito na católica e no cívil?
 
 
#496 Simples...enten dam!!!!!!2Pedro Oliveira 02-08-2016 11:59
Resumindo!
Casou = pra sempre
Não ta dando certo = Divórcio
É divorciado(a)? = Já era,volta ao antigo parceiro ou solidão!
 
 
#495 Simples...enten dam!!!!!!Pedro Oliveira 02-08-2016 11:56
Entendam...é simples, é só ler a palavra e compreendê-la! O que Deus une, ninguém separa é claro, isso se deve ao pacto feito entre homem-mulher, entretanto o divórcio é licito, ou seja lhe é permitido "afastar-se" de seu cônjuge pois ele quebrou o pacto...entreta nto(novamente) nem um nem o outro podem casar novamente, pois um pacto foi feito com Deus!!!
 
 
#494 NameNo 29-07-2016 22:48
Quando li a parte dos exemplos que você deu, vi que deu um jeito de dizer que só porque aconteceu alguma tragédia (marido abusar da filha,etc) a mulher ou homem poder se casar novamente. Os cristãos precisam entender que se está escrito na Bíblia que uma pessoa que se separa do marido ou da mulher se casar novamente vai estar cometendo adultério nós temos que aceitar. Deus só deixa um único jeito de você se poder se casar novamente: Se seu ex-esposo(a) morrer, porque perante a sociedade vocês podem até serem considerados"se parados" mas perante Deus enquanto vocês viverem, ainda são casados. Vocês tem que aprender a obedecer a Deus e não ficarem dando desculpas para fazer uma coisa ou outra. Sei que deve ser ruim para um cristão separado querer casar com outra pessoa e não poder, mas se você for um cristão(ã) de verdade, ou vai esperar seu "ex-conjugue" morrer ou vai viver sozinho. Melhor que desobedecer a Deus. Fiquem com Deus.
 
 
#493 casamentoRodrigo 19-07-2016 14:57
Bem eu sei que o na Biblia esta escreto que o casamento e para a vida toda, e si Divorciar não se case novamente. Pois vejo que o que precisamos e Do Espeito Santo de DEUS em nossa vida, e sabermos que Deus esta no controle de tudo antes de fazermos quais quer pergunta a um pessoa que e falha e pecadora como nòs por que não dobre seus joelhos e pegunta a Deus. Tem muitas familia si acabando porque não tem uma pessoa pra instruir corretamento na palavra, mi divorciei da minha esposa e nao mi pretendo mi casar com mais ninguem porque busco em DEUS que ele traga ela pra mim de volta porque o que DEUS ti deu ninguem pode tirar de você. Nessos horas devemos lembrar do amor ao proximo e devemos lutar não contras nossos conjugue mais sim contra aquele que quer destruir nassa casa nossa familia nosso casamento lembre Imões, satanas vem pra matar roupar e destruir contra ele que devemos lutar so consiguiremos quando deixarmos DEUS batalhar em nosso favor... Que a Paz Do Senhor Esteja com Voz
 
 
#492 a lei do casamento civil e da igrejaamparo 15-07-2016 15:49
Fui junta a 9 anos tive 3 filhos agora mim separei depois de alguns anos conheci uma pessoa que tambem foi casado no civil mas ja estava divorciado estamos morando a 7 anos e somos envangelicos da igreja assembleia de deus quero saber se podemos nos casar na igreja e sermos abercoados por deus.obrigado
 
 
#491 feitiço castersilver 12-07-2016 19:06
meu nome é prata Agradeço ao Dr. alex que fazem meu casamento sucessful novo, eu estou muito bem casado novamente com um homem muito bom todos os nossos agradecimentos ao Dr. alex.he também pode resolver todos os seus problemas e-mail dele @ dralexfamous @ gmail.com
 
 
#490 recasamentofranciely dos santos 02-07-2016 17:03
boa tarde,eu fui traida pelo meu conjuge,tive duas testemunhas que presenciaram,se eu me separar biblicamente tenho o direito de me casar de novo?
 
 
#489 DivorcioDebora 25-06-2016 14:31
Fui traída várias vezes pelo meu marido eu sou crente ele não ha o perdoei várias vezes ele teve um caso de meses com uma mulher de programa ele pediu perdão o perdei depois dessa ele me traiu varias vezes e o perdoei até em cima das minhas vizinhas ele deu agora descobri uma nova traição dele com duas mulheres que ele estava se relacionando peguei fotos juntos e tudo não suporto mais esse casamento posso me divorcia?
 
 
#488 AINDA QUERO CASAR AOS 40Sandra Borges 06-06-2016 15:10
Sou. divorciada...eu tinha uma vida de casada e ele de solteiro, sempre fui dona da minha casa e cuidei bem dos meus filhos e dele, sempre o ajudei na parte financeira e ele tinha uma vida de solteiro, farrava, chegava tarde e dizia que estava trabalhando, como mentiras têm pernas curtas, descobri que ele tinha engravidado uma menina com idade da filha dele...então eu sofri muito com mentiras e humilhações, principalmente em ver meus filhos de menores sofrerem, esperando por um pai que nunca vinha almoçar conosco, que não dormia conosco... então pedi o divórcio, creio que eu não consigo mudar a outra pessoa quando ela não quer...prefiro caminhar sozinha, até encontrar uma pessoa que queira um companheirismo, principalmente quando vai chegando a velhice, as doenças... eu sou uma mulher que ama a família, que amo está em casa e a cuidar das coisas... Deus não quer nos vendo sofrendo, sofrer é uma opção.
Ainda espero encontrar alguém para sermos felizes...
 
 
#487 DivórcioMiguel Jacinto Ramos 05-06-2016 10:16
convivemos em uma sociedade com muitos problemas de cunho religioso, hoje tenho 43 anos, fui casado durante 15 anos tenho dois filhos, me separei fazem 11 meses, mas ainda não me divorciei, conheci uma pessoa alguns anos mais velha que eu e estou namorando ela é bem diferente da minha ex esposa, temos planos de vivermos juntos, mas é tanta coisa que nos chega que estamos reavaliando o caso agradeço que existam pessoas que como eu ainda querem serem felizes mas estou apreensivo e contristado,pre ciso decidir sobre tal situação que está me incomodando muito se alguém puder me ajudar agradeço aguardo um parecer !
 
 
#486 auto justificaçãoanderson 28-05-2016 08:31
Sabe, por isso o ser humano em sí próprio esta longe de Deus porque mesmo sabendo a verdade das escrituras tentam de uma forma driblar o pensa mento de Deus, o que é a verdade absoluta, colocando seus próprios pensamentos e valores!
Cristo disse que aquele que obedece o Pai, esse sim o tem conhecido, ou seja, o Obedecer é melhor do que os nossos pensamentos e atitudes, pois sempre queremos satisfazer as nossas vontades, mesmo contrariando o Criador e suas leis, o homem é assim, prefere ficar do lado da mentira a encarar a realidade de um Deus Santo que não tolera o pecado,quem não teme, jamais obedece, e sim fica desesperadament e tentando justificar, argumentar, pegar exemplos para continuar na prática do erro!
 
 
#485 DivorcioMarcilene 27-05-2016 17:51
Meu esposo me traiu mas ja perdoei os dois. Ele hoje vive com a amante mas eu luto pelo casamento. Hoje ela e ele vao a csa do Senhor e na sua igreje ouve lideres dizendo: tem pessoas aqui que estao com acompanhante. Sei que vou escrever aqui testemunho de restauraçao. Confio em meu Deus que ñ aceita divorcio. Apaz pra todos.
 
 
#484 NamoroEduarda De Jesus 20-05-2016 10:29
quando aceitei Jesus estava casada (juntada).. e tinha um moço na mesma igreja que eu. ele estava noivo.. faltava pouco pra casarem-se. Eu iria me casar no papel também, porém o meu não deu certo.. fui embora com meu (marido) pra outra cidade.. eles acabaram casando no papel, como se deve fazer, após um tempo me separei e voltei a minha cidade natal, voltei a casa de DEUS e num dia o encontrei e ele estava sozinho porém descobri que ele estava separado, pois houve traição da parte dela no casamento.. ela esta com outro que não vai a casa de DEUS ate ai tudo bem hehe.. ele pediu o divórcio falta somente sai os papeis declarando o divorcio.. eu e ele estamos nos conhecendo des daquele dia que o vi sozinha na casa de Deus.. ele pode se casar novamente na lei de DEUS como o Senhor pede.. e eu também posso casar na lei.. obrigada, aguardo a resposta
 
 
#483 GIUSEPPINA EleonoraGIUSEPPINA Eleonora 16-05-2016 18:27
Mim chamada GIUSEPPINA Eleonora, é-se uma mulher casado bem ao lar christ e com crianças de nacionalidade Italiana e pelas minhas ações quero graças a que o meu Deus ofereceu-me ajudar as famílias em mais menor gesto por um empréstimo de 2000 à 50.000 € 2%.Veuillez contactar-me se for referir-se sobre meu enviar por correio eletrónico principal e único: para o vosso pedido obrigado.
 
 
#482 GIUSEPPINA EleonoraGIUSEPPINA Eleonora 16-05-2016 18:26
Mim chamada GIUSEPPINA Eleonora, é-se uma mulher casado bem ao lar christ e com crianças de nacionalidade Italiana e pelas minhas ações quero graças a que o meu Deus ofereceu-me ajudar as famílias em mais menor gesto por um empréstimo de 2000 à 50.000 € 2%.Veuillez contactar-me se for referir-se sobre meu enviar por correio eletrónico principal e único: para o vosso pedido obrigado!
 
 
#481 CureSandra Belek 12-05-2016 15:03
Eu estava de coração partido que o meu marido com outra mulher se mudou, então eu tinha um feitiço para trazê-lo para casa e para parar o caso que teve com ela. Em apenas 2 dias, ele os deixou e foi morar no motel. Ele ligou para dizer assim, e para obter notícias sobre as crianças. A discussão foi muito agradável, como se ele fosse eu sabia que a mudança no homem quando nos casamos. Ele foi exatamente como você disse .... Agora ele está de volta em casa e é absolutamente louco por mim. Estou muito animado com esta mágica que eu não encontrar as palavras certas para dizer como me sinto agora. Eles são a melhor ou Tudo o que posso dizer é decente que você alterou e salvou a minha vida, a coisa mais importante na minha vida: minha família. Muito obrigado
 
 
#480 JEFFJefferson HenriqueJ 02-05-2016 23:21
Seguinte. Vejo pessoas perguntando e tals e pelo que entendi é assim:
Divorciou por qualquer motivo que seja não pode mais casar ou seja tem que ficar no selibato que nem os padres católicos e o homem fisiologicament e precisa descarregar o esperma e tals então não adianta tapar o sol com a peneira estamos todos condenados e fim.
 
 
#479 Mãe SolteiraCarlos Alberto 23-04-2016 02:19
Bom dia, me casei com uma mulher que teve um caso com o homem casado e teve um filho.
A conheci e começamos a conversar, ela cantava no louvor da igreja, eu não era cristão.Ela se converteu aos 8 anos e aos 16 abandonou e passou a ter namorados e fazer sexo com ele, teve dois filhos um morreu e a do homem casado não.
Eu só quero saber se Deus abençoa esse casamento? por que mesmo ela no louvor da igreja fazíamos sexo dês do primeiro dia em que nos encontramos.
Pra Deus o casamento é a primeira relação sexual? ou todas as outras com homens diferentes Deus abençoa?
 
 
#478 posso casar de novobeatriz 20-04-2016 15:03
Descobri q meu marido gosta de homem eu posso separa e casa de novo
 
 
#477 Divórcio por traição da parte da mulherAmanda santos 17-04-2016 00:02
Olá eu trair o meu esposo devido alguns problemas em casa com ele será que Deus mim perdoa e será que posso me casar novamente?
 
 
#476 recasamentomarcelo 16-04-2016 18:19
separação de corpos ate pode.Pois ninguém é obrigado a viver com uma pessoa que por exemplo:lhe espanque,seja infiel contumaz,denigr a a sua imagem...O que nao pode é casar-se novamente,confu gura-se adulterio.
 
 
#475 #442sobre divorciojosiane 15-04-2016 17:13
gente a paz do senhor estou querendo saber de uma coisa a qual eu estou com duvida ,conheci uma pessoa que e casada mais conversamos muito sobre varias coisa e uma delas e que ele ja traiu sua esposa e sempre que eles brigam ela joga isso na cara dele ele quer se separa dela mais sendo que ele gosta de mim e falamos ate em casamento mais tenho medo de ele se separa dela e agente casar estaremos cometendo pecado(ocoreu aduterio e eu nunca fui casada)
 
 
#474 CASAMENTOJANE 04-04-2016 11:30
SOU CASADA COM UM HOMEM DIVORCIADO, E PECADO MAS AMO MUITO ELE SE CASAMOS NOSSA SITUAÇÃO VAI FICAR LEGALIZADA.
 
 
#473 Só à Luz do Espirito SantosAugusto 02-04-2016 10:14
gente, fui casado 4 anos, e a 3 estamos divorciados. Tivemos uma filha que hoje tem 5 anos. Eu adulterei, o que deu direito a ela de pedir o divorcio. Quando me separei ela já era crente. Depois de um tempo eu me tornei crente e fui lutar pela minha familia, só que ela já era comprometida com outro e que hoje estão casados. Não faz sentido eu ficar sozinho a esperar uma pessoa que hoje está casada e inclusive está grávida. Graças a Deus eu me sinto livre para escolher o meu caminho em relação a minha vida sentimental, claro, escolho uma mulher de Deus que me ame e que me deixe cuidar dela. Deus nos quer felizes de acordo com a palavra dELe, e Ele é amor e misericórdia.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar