Um divorciado cristão pode se casar de novo?

Ouvi recentemente que o número de divórcios no meio evangélico aumentou exorbitantemente e que este tem sido um dos principais argumentos de descrédito notado por pessoas de outras religiões. Daí comecei a pensar no assunto e estava procurando matérias sobre divórcio na net e achei esta: http://www.itacuruca.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=85&Itemid=46
Li o texto e a argumentação sobre "exceções à indissolubilidade" e o acréscimo da permissão para RECASAMENTO MESMO COM O CÔNJUGUE VIVO.
Só que em todas as passagens citadas não consegui entender que exista liberação para recasamento se o cônjugue ainda vive, nem de Jesus, nem de Paulo.

No capítulo 19 de Mateus:
"Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher'? e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
Perguntaram eles:
-- Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" 

(Esta pergunta confirma que eles, assim como eu, entenderam que Jesus defendia a tese de que "Para Deus não existe divórcio!")

"Jesus respondeu:
-- Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério"

(Aqui Jesus não libera o divórcio; antes, faz um grave alerta para quem se divorcia.)

Outro texto:
"Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mateus 5.31-32).

O "exceto por imoralidade" pode estar ligado a "se torne adúltera" ou " estará cometendo adultério" (futuro), ou seja, "a menos que já seja adultero(a) irá se tornar adultero ao recasar", no caso de já ser adúltero, mesmo que não case novamente, continuará sendo adúltero.
Li que alguma coisa dizendo que "porneia" também pode estar ligado a quebra do noivado por fornicação.
Em todo caso, o contexto e a coerência com as palavras de Jesus e as passagens bíblicas relacionadas à casamento não me permitem nem imaginar Jesus dizendo: "Para esta determinado caso, você pode divorciar e recasar sim, Eu permito, e o Pai aceitará e o abençoará muito. Será da vontade dEle que você se separe em casos assim".
Resumindo, uu (e admito que posso estar profundamente enganado) entendi assim :
"O que Deus uniu, ninguém separe!!! O coração de vocês é terrivelmente duro, chegam ao ponto de repudiarem seus cônjugues! Mas atenção, cuidado: Com ou sem carta de repúdio vocês vão se tornar adúlteros ao recasarem. O mesmo vale para quem casar com o cônjugue repudiado, se é que o pecado sexual já não ocorreu."
Estou muito errado?

UMA RESPOSTA

A argumentação está bastante sólida e é bem aceitável. Quando, no entanto, somos colocados diante de algumas situações, temos que deixar a Bíblia ou entendê-la. Ilustro: uma senhora tem uma filha e descobre que o seu marido abusa sexualmente da menina. Ele nega. O pastor dela diz que o casamento é para sempre e não pode se separar. Acontece que ela precisa defender sua filha. Então, contrariando o seu pastor, ela denuncia o marido à polícia e se separa. Não poderá nunca mais se casar?

Vejamos um outro caso: o marido espanca a esposa, porque aprendeu que este é o padrão, com o pai que também agia assim. Durante muito tempo, ela acredita que o marido vai se recuperar. Como não se recupera e cansada dos hematomas e da vergonha, desiste do casamento. Não poderá nunca mais se casar?

Se essas duas mulheres não puderem se casar, estarão recebendo duas puniçoes: uma das homens (sórdidos, com quem se casaram) e outra de Deus.

Então, temos que voltar a Bíblia. Foi o que eu fiz no estudo referido. Ao voltar à Bíblia, eu me encontro com o Deus da vida, que inventou o casamento, para a felicidade dos seus membros. O casamento é como o sábado: é uma instituição, que não está acima do homem, diferentemente do que pensavam os fariseus. 

Lendo Marcos, noto como o assunto entrou na pauta. Jesus tira o foco da lei, que era boazinha para os homens e péssima para as mulheres, e põe no coração. É como se dissesse: "Moisés disse isto por causa da dureza do coração de vocês, que ficam procurando brechas na lei. O mais importante do que Moisés disse é que o casamento é para sempre. Este é o ideal de Deus, quando projetou a união conjugal".

Jesus estava mais uma vez defendendo os oprimidos, no caso as mulheres. Este é o centro do texto. Ele não está falando sobre divórcio, mas mostrando o que os homens faziam com suas mulheres.

Meus outros argumentos estão no texto.

Evidentemente, respeito sua posição, mas é assim que leio a Bíblia, buscando a intenção do seu Autor, além da letra, que mata. 

Comentários   

 
#417 Duvidasvera 29-03-2015 23:36
Sou viúva a 19 anos, conheci um sr. ele é servo de Deus tbm ele foi casado mais chegou em um divorcio devido infidelidade conjugal por parte da esposa, mesmo assim para salvar o casamento ele permitiu que eles continuassem casados mais ela não quis e o abandonou deixando ele com seus filhos de menores, ele foi conversar com ela para voltar a mesma não quis mais. passado algum tempo ele conheceu uma mulher e se casou com ela esta mulher era viúva, ficarão casados vários anos, mais determinado tempo ela não quis mais ficar com ele devido a bens materiais mandou que ele saísse da casa dela o Pastor presenciou o fato e a mesma não quis mais continuar casada com ele, ele saiu de casa a pedido dela. depois de mtos anos sozinho nos nós conhecemos e agora ele se preocupa se casar pois devido o ocorrido ele se preocupa em se casar e perder a salvação. minha pergunta! se ele se casar ele perde a salvação! por favor me responda.
 
 
#416 infidelidade conjugalMere Mattos 28-03-2015 21:58
A Paz do Senhor!!!!!!
Fui traída pelo meu marido, mas perdoei, com ajuda de Deus. Depois ele me traiu novamente e dessa vez me obrigou a entregar o divórcio, chorei muito, orei ao senhor várias vezes mas ele me ameaçava a ponto de ficar com depressão. E hoje ele casou, tem uma filha, tá na igreja sendo pastor. Minha dúvida será que Deus aprovou esse novo relacionamento?
 
 
#415 O chifre doiAdemar 21-03-2015 21:43
Tudo bem, A paz de nosso Senhor Jesus Cristo, um individuo é chifrado seu marido ou mulher está totalmente pirada por outro outra, pessoa já se foi a mais de 1,2,3,4 anos e você vai esperar o infeliz morrer(crente tem que andar na palavra de Deus) (mateus 19,8,9 ) ( Disse-lhe ele; Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim. 9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. -quer dizer que quem foi chifrado pode repudiar com carta de divorcio e casar com outro(a) só em caso de adultério mais o(a) repudiado(a) fica em adultério com seu pé de pano( quem trai leva titulo de adultero(a) acredito pra sempre o traído se casar de novo vai andar mais assustado que paca correndo de cachorro, se o coração resisti; Em mateus 18,18 diz (Em verdade
 
 
#414 separaçãoyt 20-03-2015 01:37
boa noite, estou noivo e minha esposa e separada so que tem um porem, ela foi criada no evangelho mais nao tinha o conhecimento das escrituras e so veio se batiza e aceitar Jesus agora, a pergunta e a seguinte
se casarmos estamos cometendo aduterio?
 
 
#413 não é bem assimGuest 17-03-2015 11:54
Não concordo com este ponto de vista.
 
 
#412 divórcioGuest 13-03-2015 22:33
Essa palavra dói profundamente sei o que é ser chamada de adultéra o tempo todo as pessoas olha pra você e logo você ver no seu olhar eles te chamarem de adultéro so Deus tem misericórdia de nós porque pra esse pecado não tem perdão
 
 
#411 ovo casamentops 13-03-2015 16:11
havendo divorcio, pode haver um novo casamento? se o casamento por algum motivo acabou vindo o divorcio, e um novo casamento esta acontecendo a pessoa vai cometer adultério (não viver em adultério), reconhecer que existe perdão em Cristo Jesus é o primeiro passo, Deus se preocupa antes do divorcio depois que já aconteceu o pecado somente Deus perdoa através do arrependimento e pedido de perdão, e o começo de uma nova vida em Cristo Jesus com uma nova pessoa, Deus conhece nossos corações, quem nunca pecou que atire a primeira pedra, Maria Madalena foi perdoada e alcançou a graça de Deus.o pecado não é permitido para mostrar que Deus é cheio de exigências, e sim o pecado não é permitido porque Deus nos ama e sabe que todo pecado tem consequências, assim após o adultério devemos entender que haverá consequências ruis para todos envolvidos.
 
 
#410 CASAMENTO DESFEITO RESULTA EM SOFRIMENTOWalter 13-03-2015 11:53
Sabemos que a vida de casado não é somente felicidade.Afin al, são duas pessoas diferentes que decidem se tornar uma.Obviamente, as partes tem que ceder por amor a outra.De qualquer forma, quando existe traição apresenta-se o sofrimento, quando existe desprezo está presente o sofrimento, quando impera o desrespeito, são abertas as portas para o sofrimento, quando há separação impera o sofrimento. Neste caso, destruição da família. As maiores vítimas são os filhos. Resumindo minha consideração, o principal alvo nos dias de hoje do opositor(demôni o) é a família.Homem seja (homem) assuma sua cruz, Mulher seja (mulher) assuma sua cruz. Se estão com problemas, é preciso nascer de novo em Cristo.O certo é que uma vez casados, é melhor permanecer casados.Caso contrário conviverão o resto da vida no sofrimento para tristeza de Jesus e alegria do derrotado(satan ás)
 
 
#409 adulteriomarisa bezerra lima 10-03-2015 22:53
Eu cometi adulterio e me separei mais nao no papel me arrenpendi muito,e hje meu ex esta com outra e eu estou com o q eu trai e estou muito indecisa se devo lutar pelo meu casamento apesar se eu e ele voltarmos nao ira mais ter confianca ou me divorcio e fico com oq eu gosto?
 
 
#408 divorciovaldecir 09-03-2015 09:16
a bribia e bem crara q o homem esta ligada a mulher enquanto ela viver, e assim o ela ao marido, como q voc esta livre para casar, se a sua conjg estavivo , saiba q o casamento e idissoluvel, so a morte separa crentes pelo amor de deus ne , q bardena seria se ohomem pde casar pela segunda vez ,entao e pode caar 1235 e asimm sucessivamente
 
 
#407 Divorcioanalice 04-03-2015 09:52
Meu marido me traiu muitas vezes, certo dia me apresentou um cara querendo sair comigo e eu sai com ele, me arrependi muito e nu nunca mais isso aconteceu, e ele continuou me traindo, brigamos e separamos cama e ele arrumou uma namorada e esta com ela antes de divorciar-mos, ele tem legalidade para se casar novamente? e eu? perante a biblia como ficamos?
 
 
#406 quando circustancia obrigameliane 02-03-2015 11:37
Quando vc e mulher e o marido te chinga de vários palavrões deseja constantemente dua morte ou uma cadeira de roda mais pra piorar te humilha para os outros e ate te bate obriga a trabalhar e tomar seu dinheiro mesmo assim a igreja ou ate mesmo a igreja não permite a o divorcio sem q ela seje pecadora
 
 
#405 A Falha não é da BibliaJúlio 11-02-2015 16:15
Hoje tem igreja para todo gosto, temos poucos ensinamentos para noivos e família e sobra muitos animadores de púlpito, despreocupados com a saúde espiritual das ovelhas.
 
 
#404 Divórciojaqueline 31-01-2015 12:15
Vivo em um dilema que esta me corroendo por dentro, sou evangélica, orei e busquei muito pelo meu namorado que era desviado, e quando ele resolveu a vida dele com Deus e voltou pra igreja dele,terminamos o namoro porque ele veio me dizer que eu nao poderia me casar com ele, por ser divorciada, mas ele não levou em consideração nenhuma o fato de eu ter me separado por estupro, porque se o marido faz sexo anal com a esposa sem o consentimento dela e a machuca isso se torna estupro. Essa foi mha situação, a partir daí não consegui mais sentir nada por ele ate que me divorciei. E hoje ele tem outra mulher e mora com ela, e eu estou sozinha.
E meu ex namorado vem me dizer que apesar de me amar eu tenho que ficar sozinha ou voltar pra meu ex marido. Não tem cabimento uma coisa dessas gente!!!! :'(
 
 
#403 Não EXISTE DIVÓRCIO pt5Carlos 20-01-2015 22:40
A Paz do Senhor esteja com todos e que o Espírito Santo nos oriente dentro da verdade da sua palavra viva, o pecado é um estado que nos encontramos quando descobrimos a verdade através da sua palavra deixamos a pratica do pecado e somos justificados através de Cristo, no caso do divorcio a orientação de Cristo e Paulo é que temos que ficar só caso contrario entramos no adultério, observe que em Mateus Jesus fala da mulher santa a qual nunca cometeu pecado quando o marido a repudia a torna adultera quanto a que cometeu infidelidade este já é adultero isso é valido para o casal, quando Ele pede para ficarmos só é porque em um momento a conciliação do casal quando estamos em Jesus retornará e tudo se fará novo, eu sou divorciado e passo pelo mesma duvida na verdade eu já sei a resposta só não quero aceitar. Deus nos oriente em nome de Yeshua Hamashia amém.
 
 
#402 DivorcioAnderson 19-12-2014 20:02
Boa noite Pastor e a Paz do Senhor, eu pequei, trai a minha ex mulher. Me arrependo profundamente por isso, a 2 anos que só choro e choro muito porque todos me excluiram por eu ser um adultero. Me arrependi, mais mesmo assim nunca mais deixarei de ser um adultero? Dói Pastor não ter perdão por um pecado, dói ver seus amigos e parentes se casando tendo filhos e você sozinho.. Deus é tão mais tão misericordioso, perdoa traficante, assassino, estrupadores de crianças, e muitos outros, todos são ex, só eu que continuo sendo um adultero? Mesmo estando sozinho arrependido, chorando todo dia na Presença do Senhor?
 
 
#401 toda regra há excessãoCamila 07-12-2014 23:41
Concordo com a palavra de Deus, se ele não deixasse isso na biblia os casais seriam uma baderna, mas como há excessão, creio que Deus também tolera separação em outros casos, exemplo, se o homem espanca a mulher, trata com lixo, vagabundo, creio que se a mulher se separar por esses motivos se casar com outro, não estará em pecado.
 
 
#400 biuabcmaria jose da cruz 26-11-2014 16:57
me divorciei de alguem que nao e crentese eu me casar com outro eu vivo em adultero?
 
 
#399 CondiçãoPaula 26-11-2014 09:40
Entendo que Jesus adverte que o divórcio só é permitido se houver imoralidade sexual de um dos cônjuges mais não nos dá o direito de nos casarmos novamente (se assim for, os que casarem novamente serão adúlteros). Se houver divórcio por esse motivo, que fiquem só ambos os cônjuges (entendam que o ficar só é amor e graça de Deus). Estamos sim no tempo da graça, graça para recebermos perdão e para também perdoarmos. Casamento é algo tão sobrenatural, ligação de almas que só é desfeita com a morte de um dos cônjuges.
 
 
#398 Perdão!Francisco 07-11-2014 09:54
Foi bastante enfatizado no começo assunto que alguém divorciado não pode se casar novamente se o primeiro cônjuge ainda estiver vivo, pois estaria cometendo adultério continuado com o segundo, portanto pecando e vivendo na prática do pecado. Bom, o que vou escrever agora pode ser uma aberração para alguns, mas há perdão para quem assassina alguém? Certamente, a maioria dirá que sim. Aí, há uma questão intrigante para os que são "durões" com relação a esse assunto, isso por não terem vivido situações como viveram os que hoje estão com um segundo casamente. A pergunta é: Se a pessoa matar ou mandar matar o primeiro cônjuge? Cometendo somente um assassinato, ou seja não vivendo na prática dele, receberia o perdão, certo? Estando o primeiro cônjuge morto, a pessoa não estaria mais em pecado contínuo. Não seria uma solução? Claro que isso não seria legal também, mas estou comentando isso para lembrar, que não se deve julgar com tanto "zelo" os outros. Cada um dará conta de si mesmo.
 
 
#397 O que é amor?alessandra pinto pin 21-10-2014 11:53
Se Jesus andasse hoje na terra ele não veria tantos corações duros..na verdade ele ficaria triste de ver que o sacrifício dele foi quase em vão pois cada um está preocupado com sua própria felicidade.As pessoas querem ser felizes não importa como só uma coisaq me assuta?pra que ficar na igreja?casa dinovo e vai viver pra lá.Mas então pórque Deus permite?porque o joio e trigo vão crescer juntos naquele dia vai haver a separação.
 
 
#396 Pra quê bíblia?alessandra pinto pin 21-10-2014 11:48
Gostaria de saber pra que dizer que é crstão e segue a biblia?Que Deus é esse que foiu justo no passado e abre tantas excessóes no presente?Porque Jesus indagou aquele jovem que não quis dar o que era dele?porque no reino existem regras.Regras essas que a igreja não quer seguir...como posso transar todo dia com uma pessoa sabendo que estou infligindo uma ordenança de quem eu digo que sigo e ir orar e ministrar na vida de outras pessoas?Como pregar sobre casamento se ja estou no segundo?Esqueci a partir do segundo se tem mais experiência. Oro a Deus por mim porque tem horas que é tanta mentira na igreja que se deixar eu vou começar a achar que tudo me é licito que tudo me convém.
 
 
#395 condenação ao infernaoalexandre 04-09-2014 16:19
glória a Deus (a palavra do senhor martelo que DESTRÓI a PEDRA )PEDRA O CORAÇÃO DO HOMEM CORAÇÃO CHEIO DE PECADO )AOS Q PRETENDEM SE CASAR PENSEM (100X)POIS É UM LAÇO UM PACTO DEUS UNE DUAS PESSOAS EM (UM)POREM PESEM (1000X)ANTES DE SE SEPARAR (1)VC ABORRECE AO SENHOR COM O DIVÓRCIO ,MAS ELE NÃO TE OBRIGA A FICAR COM VC NÃO QUER(2)NÃO PODERA CASAR NOVAMENTE ENQUANTO VIVE SEU(CONJUGE)(3) SE CASAR NOVAMENTE COM O CONJUGE VIVO COMETE ADULTÉRIO SERÁ CONSIDERADO ADULTERO APOCALIPSE (21:8) OS ADULTEROS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS )INFERNO LAGO DE FOGO E ARDE COMO ENXOFRE (JESUS ESTA VOLTANDO AGUENTA MAIS UM POUQUINHO OU FIQUE SOZINHO DO CONTRARIO SERÁ PEGA EM FLAGRANTE PELO REI DA GLÓRIA TERRÍVEL COISA É CAIR NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO.
 
 
#394 honra ao teu paiallan 02-09-2014 10:25
Aparentemente, diante de tantas injustiças sofridas pela mulher, parece ser justo que ela procure um outro parceiro ou o homem uma outra parceira após o divórcio. Porém esquecemos que a maioria desses casamentos dentro ou fora da igreja eles são escolhas feitas por pura estética,intere sses financeiros e outras razões pessoas que as pessoas procuram num companheiro esquecendo o mas importantes que é o caráter pessoal do individuo. enquanto milhões de pessoas estão batendo em portas e anunciando o evangelho afim de que o homem se aproxime de Deus, justamente para evitar erros como esses. pois todo e qualquer motivo que leva a um divórcio é exatamente a falta de conhecimento e temor à palavra de Deus, que leva a essas consequências. Então agora eu que sempre fui desobediente a palavra e sempre fiz minhas escolhas quero que a palavra não seja tão severa por caus das minhas necessidades.
 
 
#393 igrejadivorcio depende 15-08-2014 04:43
voce e casado na igreja, divorcio somente em caso de adulterio , mas se vc se divorciar por outro motivo ,nao vai conseguir ser feliz pois deus nao vai abencoar .se sao casados so no civil ,nao teem a bencao de deus , no mundo espiritual ainda sao solteiros, estao em pecado .
 
 
#392 Ele pode casar de novo?Luciana Veríssimo 14-08-2014 10:14
Bom-dia amados,

Estou me relacionando com uma pessoa, porém ele já foi casado e hoje é divorciado, o motivo da separação foi adultério por parte dela e ela não quis mais nada com ele e quis separar dele. Gostaria de saber se ele pode se casar de novo, eu nunca fui casada, mas, se ele não puder, não quero viver embaixo de maldição e contra a palavra de Deus.
 
 
#391 Em seus passos o que faria Jesus???Carla Monique 11-08-2014 17:13
Paz queridos.Fico pensando se Jesus ainda andasse em carne nessa terra e ouvisse tantas opnioes duras e sem um minimo de amor!Vamos analisar, se Jesus ficasse de frente com uma mulher que foi traida pelo seu marido e ELE pediu o divorcio, ela lutou e orou pra que nao acontecesse, mas o abençoado nao quis de forma alguma, depois de anos de luta ela cede e assina o divorcio.Então, Jesus, Aquele que perdoou a prostituta, que perdoou a Pedro depois desse nega-lo 3x, e que tantos gestos de amor demonstrou, esse mesmo Jesus proibiria uma mulher de em santidade orar pedindo ao Senhor um novo companheiro???
As x penso que pra muitos cristãos a dureza da lei ainda é mais forte que a graça do cumprimento da lei pelo Senhor Jesus!Não é pra sair por ai beijando e namorando a todos, mas sim orar e pedir ao Pai pela graça de um novo companheiro.
Acho que o que mais falta é cumprir os 2 mandamentos que Cristo deixou:Amar a Deus sobre todas as coisas.E a teu próximo como a ti mesmo!
 
 
#390 eu era casadodaniel passos 03-08-2014 20:18
Eu era casado me separei fiquei alguns anos separado depois conheci outra pessoa me casei tive uma filha e conhecemos jesus hoje estamos fazendo a obra de deus tenho mas uma filha estou em pecado? Ou nao ah tenho um filho do 1casamento.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar