Chácara Jr.

Roteiro para Pequenos Grupos -- MENTORIA: VÁ COM ALGUÉM AO LADO (Da série Academia da Alma 5/8) -- Efésios 4.22-24



NOSSO ENCONTRO: Que pessoa influenciou positivamente na sua caminhada com Deus?
 
EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 133 e orar agradecendo pelos amigos que encontramos na família cristã.
 
EDIFICAÇÃO: MENTORIA: VÁ COM ALGUÉM AO LADO
(Da série Academia da Alma 5/8)
Efésios 4.22-24
 
1. Há amigos profissionais. Há amigos fraternais. Há amigos familiares. Há amigos na caminhada com Deus. Pergunte: quem tem um amigo na caminhada com Deus?
R.: Livre
 
2. O apóstolo Paulo foi mentoreado (orientado) e também mentoreou (orientou). Você pode mencionar alguns de seus mentores e alguns de seus discípulos?
Ele foi mentoreado por Gamaliel (Atos 22.3), Ananias (Atos 9.10-19) e Barnabé (Atos 4.36).
Ele mentoreou Timóteo (2Timóteo 1.2; 2.1,2), Tito (Gálatas 2.1) e João Marcos (2Timoteo 4.11).
 
3. Precisamos de um "real conhecimento de nós mesmos junto com um conhecimento cada vez maior de Deus". Podemos alcançar este reconhecimento de nós mesmos e de Deus sozinhos?
R.: Muito dificilmente. O ideal é que tenhamos um mentor que nos ajude neste processo. Um mentor é uma alma amiga. Não é um profissional, embora possa sê-lo, mas alguém com quem desenvolvemos uma amizade espiritual. 
Mentoria espiritual, portanto, é um processo em que, por meio do exercício da amizade, uma pessoa participa da vida de outra pessoa, ambos sendo imitadores de Cristo.
 
4. O que podemos fazer para encontrar um mentor?
Eis algumas sugestões: 
1. Tome a iniciativa. Ninguém vai lhe procurar e se oferecer para ser seu mentor. Procure por um.
2. Liste três pessoas que poderiam ajudá-lo de alguma forma nesse papel. "Essas pessoas devem estar ligadas de algum modo à sua ou é possível ligá-las".
3. Priorize essas pessoas para orar. Comece a orar pela primeira da lista e assim sucessivamente até encontrar o seu mentor.
4. Depois de orar por algum tempo, peça-lhe que ore no mesmo sentido. Mais adiante, procure marcar um encontro inicial para conversarem sobre a possibilidade de ela vir a ser seu mentor.
 
(Roteiro preparado por Sandra Mara de Souza)